Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Computação Gráfica II

Código: 60-1089

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h)  (Prática: 60h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Demonstrar através de recursos proporcionados pela computação gráfica o caráter interdisciplinar dos recursos avançados, desde a concepção volumétrica até a inserção no contexto, passando pela representação tridimensional.

 

Objetivos:

Demonstrar através da computação gráfica, o emprego da terceira dimensão para volumes sólidos. Auxiliar na representação e visualização do projeto arquitetônico.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Introdução a Modelagem 3D

2 Configurações básicas

3 Modelagem de elementos construtivos

4 Ferramentas de modificação

5 Criação e aplicação de materiais

6 Renderização

7 Apresentação do projeto, montagem de pranchas e plotagem

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Informática, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento da representação gráfica em laboratório de informática.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

AZEREDO, Hélio Alves de. O edifício até sua cobertura. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2017.

AZEVEDO, Eduardo; CONCI, Aura. Computação gráfica: geração de imagens. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

CONCI, Aura; AZEVEDO, Eduardo; LETA, Fabiana R. Computação gráfica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. v.2.

 

Bibliografia Complementar

BRANDÃO, Ludmila de Lima. A casa subjetiva: matérias, afectos e espaços domésticos. São Paulo: Perspectiva, 2008.

CAMPOS NETTO, Cláudia. Autodesk Revit Architecture 2017 – conceitos e aplicações. Editora Érica, 2016.

CARDOSO, Ciro. Getting started with Lumion 3D. Packt Publishing, 2013.

DOMÍNGUEZ, Fernando. Croquis e Perspectivas. Masquatro Editora, 2015.

OLIVEIRA, Marcos Bandeira de. Sketchup aplicado ao projeto arquitetônico. Editora Novatec, 2015.