Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Tecnologia da Construção II

Código: 60-1087

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Estudo de materiais de construção tais como: vidro, cerâmica, tintas, gesso, etc. Formas técnicas construtivas: alvenarias, coberturas e impermeabilização.

 

Objetivos:

Aplicar conhecimentos específicos sobre a constituição, fabricação, propriedades e técnicas construtivas.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Madeiras (pisos, móveis)

2 Vidros na construção civil

3 Cerâmica

4 Tintas

5 Alvenaria

6 Transporte vertical, formas

7 Telhados

8 Layout de canteiros, locações e técnicas construtivas

9 Materiais e técnicas sustentáveis

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s),  Laboratório de Construção civil, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de atividades práticas em laboratório de construção civil.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

AMBROZEWICZ, Paulo Henrique Laporte. Materiais de construção: normas especificações, aplicação e ensaios de laboratório. São Paulo: PINI, 2015.

BERTOLINI, Luca. Materiais de construção: patologia, reabilitação, prevenção. São Paulo: Oficina de textos, 2014.

CALLISTER JR., William D.; RETHWISCH, David G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

 

Bibliografia Complementar

AZEREDO, Helio Alves de. O edifício até sua cobertura. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2017.

BAUER, L. A. Falcão. Materiais de construção. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. 1.v. 2.v.

FREIRE, Wesley Jorge; BERALDO, Antonio Ludovico. Tecnologias e materiais alternativos de construção. Campinas: UNICAMP, 2003.

MOLITERNO, Antonio. Caderno de projetos de telhados em estruturas de madeira. 4. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2017.

SOUZA, Josiani (Coord.). Construção passo a passo. São Paulo: Pini, 2011.