Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Tecnologia da Construção I

Código: 60-1083

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Conhecimento dos materiais, normalização, métodos de ensaio, características físicas dos materiais: argamassa, areia, brita, cimento, cal e aço (ferragens).

 

Objetivos:

Aplicar conhecimento específico sobre a constituição, fabricação, propriedades e ensaios dos materiais empregados na construção civil.

 

Conteúdos Curriculares:

  1. Introdução ao estudo dos materiais (conceitos básicos)
  2. Agregados (tipos, propriedades, usos)
  3. Aglomerantes (tipos, propriedades, usos)
  4. Argamassa (propriedades, usos)
  5. Concreto (propriedades)
  6. Madeiras (tipos, propriedades, usos)
  7. Materiais e técnicas sustentáveis

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s),  Laboratório de Construção civil, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de atividades práticas em laboratório de construção civil.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

FIORITO, A. J. S. L. Manual de argamassa e revestimentos: estudos e procedimentos de execução. São Paulo: PINI, 2013.

ISAIA, Geraldo Cechella (Ed.). Concreto: ciência e tecnologia. São Paulo: IBRACON, 2011. 1.v. e 2.v.

YAZIGI, Walid. A Técnica de Edificar. São Paulo: PINI, 2013.

 

Bibliografia Complementar

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 3 ed. São Paulo: Ibracon, 2008.

NAZAR, N. Formas e escoramentos para edifícios: critérios para dimensionamento e escolha do sistema. São Paulo: PINI, 2007.

RIBEIRO, F. A.; BARROS, Mercia Maria Semensato Bottura de. Juntas de Movimentação em Revestimentos em Fachadas. 1 ed. São Paulo: PINI, 2010.

SALGADO, J. Técnicas e Práticas Construtivas para Edificação. 2ª ed., Sao Paulo: Erica, 2013.

TAUIL, C. A.; NESSE, F. J. M. Alvenaria Estrutural. 1 ed. São Paulo: PINI, 2013.

 

Notícias do Curso

Ver todas