Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: História da Arte

Código: 60-1082

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)  (Prática: 0h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Estudo e reflexão sobre a estética e as diversas manifestações artísticas desde a pré-história até a contemporaneidade, com ênfase nas manifestações ocorridas no Brasil e sua influência na qualidade da concepção e da prática de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

 

Objetivos:

Compreender os conceitos de estética e suas relações com as diversas manifestações na arte, cultura e sociedade. Reconhecer a história das artes desde a pré-história até a contemporaneidade, com ênfase nas manifestações ocorridas no Brasil. Desenvolver capacidade de reflexão e análise crítica sobre os pensamentos, técnicas e expressões artísticas em relação ao seus contextos espaço-temporais e sua influência na qualidade da concepção e da prática de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Estética: filosofia da arte

1.1 Reflexões sobre o belo

1.2 O conhecimento e a experiência sensível

1.3 Juízo de valor estético e cultura

1.4 Educação estética: sentimento e entendimento

1.5 Liberdade e autonomia da criação e responsabilidade social e ética

1.6 Tipos de manifestações artísticas: linguagem, expressão e representação

1.7 Arte como artefato e patrimônio cultural

2 Reconhecimento da arte de todos os tempos: história da arte

2.1 Arte pré-histórica e da América antiga

2.1.1 Arte rupestre

2.1.2 Arte pré-colombiana

2.1.3 Arte indígena brasileira

2.2 Arte egípcia

2.3 Arte grega

2.4 Arte romana

2.5 Arte paleocristã

2.6 Arte bizantina

2.7 Arte românica

2.8 Arte gótica

2.9 Arte renascentista

2.10 Arte barroca e rococó

2.10.1 Arte barroca no Brasil

2.10.2 Arte jesuítico-guaraní missioneira

2.11 Arte do Século XIX

2.11.1 Arte neoclássica, arte romântica, realismo, impressionismo, pontilhismo, pós-impressionismo, art nouveau, simbolismo

2.11.2 A influência da Missão francesa e da Academia de Belas Artes no Brasil, impressionismo brasileiro, art nouveau no Brasil, arte marajoara

2.12 Arte do Século XX

2.12.1 Vanguardas modernas: Fauvismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo, expressionismo alemão, arte abstrata, suprematismo russo, pop art, op art, land art, futurismo

2.12.2 Fotografia e cinema

2.12.3 Modernismo brasileiro: A Semana de Arte Moderna de 1922

2.12.4 Arte moderna brasileira

2.13 Arte contemporânea

2.13.1 Apropriação, concretismo, arte conceitual, arte digital, intervenções, instalações artísticas, arte urbana, arte cinética, arte povera, fotorrealismo, hiper-realismo, performances, minimalismo

2.13.2 Arte popular brasileira: arte regionalista, arte afro-brasileira, arte indígena.

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de metodologias inovadoras, visando o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem significativa.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

BARRAL I ALTET, Xavier. História da arte. Campinas: Papirus, 1990.

PROENCA, Graça. História da arte.17. ed. São Paulo: Atiça, 2014.

 

Bibliografia Complementar

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

BATTISTONI FILHO, Duilio. Pequena história da arte. 19. ed. Campinas: Papiros, 2011.

COLI, Jorge. O que e arte. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 2013.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

JANSON, N. W.; JANSON, Anthony F. Iniciação a história da arte. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.