Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Computação Gráfica I

Código: 60-1081

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h)  (Prática: 60h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Conceitos básicos em Computação Gráfica e sua aplicação em CAD (Computer Aided Design). Conhecimento das diferentes aplicações do sistema CAD. Construção de modelos bidimensionais com a utilização de software computacional. Representação de projetos arquitetônicos em sistemas assistidos por computador.

 

Objetivos:

Conhecer as diferentes aplicações do sistema CAD. Construir modelos bidimensionais com a utilização de software computacional. Demonstrar, através dos recursos proporcionados pela computação gráfica, o caráter interdisciplinar do tema, através da representação bidimensional dos elementos arquitetônicos.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Introdução a ferramenta computacional

2 Criação de objetos

3 Modificação de objetos

4 Manipulação dos arquivos

5 Controlando a visualização

6 Comandos e ferramentas

7 Edição de desenhos

8 Camadas

9 Dimensionamento e pesquisa

10 Perspectiva

11 Imprimindo o desenho

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Informática, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento da representação gráfica em laboratório de informática.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BALDAM, Roquemar de Lima; COSTA, Lourenço. AutoCAD 2015: utilizando totalmente. São Paulo: Érica, 2015.

LIMA, Claudia Campos. Estudo Dirigido de AutoCAD 2016. São Paulo: Érica, 2016.

SPECK, H. Jo.; PEIXOTO, V. V. Manual básico de desenho técnico. 7.ed. Florianópolis: EdUFSC, 2013.

 

Bibliografia Complementar

GARCIA, José. AutoCAD 2013 & autoCAD LT 2013: curso completo. Lisboa: FCA, 2012.

KATORI, Rosa. AutoCAD 2017 – Projetos em 2D. São Paulo: SENAC SP, 2017.

MONTENEGRO, Gildo A. Desenho arquitetônico. 4. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013.

NEIZEL, E.; DORING, K.; MEIER ZU VERL, K. Desenho técnico para a construção civil. São

Paulo: Edusp, 1976. V. 1 e 2.

PEREIRA, Jailson dos Santos. Prática de Projeto em AutoCAD: da prancheta para o Computador. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.

Notícias do Curso

Ver todas