Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Maquetes – Modelos Técnicos

Código: 60-1079

Carga Horária: 40h (Teórica: 10h)  (Prática: 30h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Valorização do uso da maquete como meio para simular o espaço arquitetônico, aprender as técnicas construtivas, aprender as técnicas estruturais, desenvolver a relação plano-espaço e expressar e representar o projeto arquitetônico.

 

Objetivos:

Conhecer e aplicar técnicas de construção de modelos tridimensionais com a utilização de materiais de fácil acesso. Aprender o manuseio de materiais e as ferramentas utilizadas para confecção de maquetes e com isso desenvolver as habilidades manuais de cada um. Auxiliar a compreensão da representação do projeto arquitetônico. Auxiliar no processo de composição de fachadas, com diferentes volumes e texturas. Auxiliar na compreensão da topografia em diferentes sítios.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Conceituação de maquete, diferentes tipos e escalas

1.1 Materiais utilizados em maquetes

1.2 Técnicas utilizadas na representação em escala

2 Maquete Volumétrica

2.1 Adequação de escalas/grau de detalhamento

2.2 Trabalhos Práticos

3 Maquete figurativa (detalhada)

3.1 Adequação de escalas/grau de detalhamento

3.2 Trabalhos Práticos

4 Pesquisa e manuseio de materiais sustentáveis utilizados na confecção de maquetes

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Maquetaria, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de maquetes na maquetaria do curso.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CONSALEZ, Lorenzo; BERTAZZONI, Luigi. Maquetes: a representação do espaço no projeto arquitetônico. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

KNOLL, Wolfgang; HECHINGER, Martin. Maquetes arquitetônicas. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

NACCA, Regina Mazzocato. Maquete & miniaturas. São Paulo: Giz, 2014.

 

Bibliografia Complementar

ABBUD, Benedito. Criando Paisagens: Guia do Trabalho em Arquitetura Paisagística. São Paulo: Senac, 2010.

CAVASSINI, Glauber. Técnicas de Maquetaria. Editora Érica, 2014.

NEUFERT, Ernst; NEFF, Ludwing. Casa, apartamento, jardim: projetar com conhecimento -

construir corretamente. 2.ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2017.

PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro de consulta e referência para projetos. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

PENTEADO, José de Arruda. Curso de Desenho. São Paulo: Nacional, 1976.

 

Notícias do Curso

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