Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Projeto de Arquitetura I-A

Código: 60-1078

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h)  (Prática: 60h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Prática do projeto como resposta a situação arquitetônica simples pré-determinada, com acentuado compromisso com os espaços livres e edificados no contexto da vizinhança. Estudo da organização de espaços residenciais na sua totalidade, considerando os aspectos ambientais, tecnológicos, funcionais e estéticos.

 

Objetivos:

Discutir as definições e conceitos relacionados com o planejamento e projeto de espaços residenciais, fazendo com que o aluno desenvolva conceitos próprios. Exercitar criticamente o processo metodológico de projetar os espaços residenciais baseando-se nas obras de arquitetos consagrados previamente definidos em sala de aula. Reconhecer e analisar os aspectos funcionais, vinculados às atividades humanas a serem realizadas nos espaços internos e externos, para a elaboração de programa de necessidades, diagramas e pré-dimensionamento. Proporcionar ao aluno o domínio da linguagem arquitetônica em relação à temática em questão, às técnicas construtivas, aos condicionantes legais e as complexidades relacionadas ao projeto.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Aspectos Conceituais

1.1 Estudo do tema

1.1.1 Análise de composição

1.1.2 Análise da relação da obra com o local de implantação (clima, topografia, materiais utilizados)

1.1.3 Análise do programa de necessidades (atividades, mobiliário e equipamentos, graus de privacidade)

1.1.4  Análise de setorização e fluxos, análise do conceito e partido.

1.2 Usuários

1.2.1 Características e atividades humanas

2 Estudo do terreno e seu entorno imediato

2.1 Condicionantes físico-ambientais (topografia, vegetação, clima/microclima)

2.2 Legislação (urbanística/ambiental), uso e ocupação do solo, densidade urbana, gabarito de altura, sistema viário, passeios públicos, iluminação pública, arborização urbana, infraestrutura urbana (abastecimento de água, esgoto, energia elétrica)

2.2  Condicionantes Culturais

2.3  Condicionantes Econômicos

2.4 Condicionantes Técnicos Construtivos

3 Programas de necessidades

3.1 Construção do programa de necessidade

4 Proposta

4.1 Pré-dimensionamento

4.1.1 Mobiliário, espaço de uso, espaço de aproximação, circulações, alturas e relações, o ser humano como medida das coisas.

4.2 Organograma funcional

4.3 Zoneamento

4.4 Partido Geral

4.5 Estudos Preliminares

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). Todas as atividades pedagógicas visam ao desenvolvimento das habilidades de aprendizagem autônoma dos discentes, isto é, que sejam capazes de realizar aprendizagens significativas por si mesmos, tornando-se protagonistas nas mais diversas situações e circunstâncias.

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Maquetaria, Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e representação gráfica em laboratório de desenho.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

A avaliação envolve a apreciação dos trabalhos resultantes em duas entregas (parcial e final). Os itens que devem ser entregues pelo discente em cada etapa (parcial e final), assim como os critérios avaliativos destas serão comuns a todas as disciplinas de Projeto de Arquitetura A e são esclarecidos no Regimento para as disciplinas de Projeto. A avaliação terá dois focos, o primeiro quanto ao processo do discente (1) assiduidade e assessoramentos; e (2) desenvolvimento dos TDE´s propostos na disciplina, e o segundo quanto ao produto final apresentado (3) qualidade da proposta; (4) representação, expressão e comunicação espacial, gráfica e textual; e (5) apresentação dos elementos de entrega – painel.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica  

CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

TAGLIARI, Ana. Frank Lloyd Wright: princípio, espaço e forma na arquitetura residencial. São Paulo: Annablume, 2011.

UNWIN, Simon. Vinte edifícios que todo arquiteto deve compreender. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

 

 

Bibliografia Complementar

ABBUD, Benedito. Criando Paisagens: Guia do Trabalho em Arquitetura Paisagística. São Paulo: Senac, 2010.

MAHFUZ, Edson da Cunha. Ensaio sobre a razão compositiva: uma investigação sobre a natureza das relações entre as partes e o todo na composição arquitetônica. Viçosa: UFV, 1995.

NEUFERT, Ernst. Arte de projetar em arquitetura. 18. ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2013.

REIS, Antônio Tarcísio. Repertório, análise e síntese: uma introdução ao projeto arquitetônico. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

RUTMAN, Jacques. Casas Projetos e Detalhes. São Paulo: J. J. Carol, 2015.