Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Representação Tridimensional

Código: 60-1076

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h)  (Prática: 60h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Estudo do ponto e da reta. Estudo do plano. Mudança de plano de projeção de figuras planas. Distância, rotação e rebatimento. Seções planas. Intersecção com retas. Aplicações técnicas. Curvas em geral: Elementos geométricos. Circunferência. Hélices: Conceito, propriedades. Superfícies geométricas. Estudo da perspectiva paralela, axonométrica; introdução ao sistema de projeção cônico; método dos pontos de distância; perspectiva central; método dos pontos medidores; perspectiva oblíqua e perspectiva aérea bem como suas convenções; aplicação no desenho voltada para campo profissional da arquitetura e urbanismo.

 

Objetivos:

Desenvolver a visão espacial determinando condições para que o aluno possa planificar os objetos do espaço e vice-versa. Capacitar o aluno a interpretar e representar graficamente os elementos geométricos fundamentais no sistema de projeção. Exercitar a capacidade do desenvolvimento do raciocínio espacial. Representar, sobre uma superfície de duas dimensões (altura e largura), objetos em três dimensões (altura, largura e profundidade) e representá-los nos seus diferentes planos, de modo que permita a visualização no espaço.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Geometria descritiva

1.1 Classificação dos sistemas projetivos

1.2 Método mongeano, convenções, épura

2 Estudo do Ponto (condições geométricas, representação do ponto, posições de um ponto)

3 Estudo da Reta (condições geométricas, representação da reta, posições da reta, posições relativas de duas retas)

4 Métodos Descritivos ou Deslocamentos

4.1 Classificação dos métodos descritivos

4.2 Método da mudança de plano de projeto

5 Estudo do Plano

5.1 Condições geométricas

5.2 Posições de um plano em relação a outro plano

5.3 Retas principais de um plano, retas contidas em um plano

5.4 Posições que um plano pode ocupar em relação aos planos de projeção

5.5 Pertinência

5.6 Condições geométricas

6 Telhados

7 Vistas de objetos geométricos (visão espacial)

8 Seções Planas

9 Intercessões com retas

10 Aplicações técnicas

11 Curvas em geral (elementos geométricos)

12 Circunferências

13 Hélices (conceitos, propriedades)

14 Superfícies geométricas

15 Perspectivas (projeção, conceito, elementos, projeção cônica e projeção cilíndrica)

16 Perspectivas (conceito, classificação, métodos)

17.1 Perspectivas Cilíndricas Paralelas (perspectiva cavaleira e perspectiva axonométrica)

17.2 Perspectiva Cônica Linear (conceito, elementos, leis da perspectiva, método das visuais e dominantes, método das três escalas)

17.3 Perspectivas de interiores: Método das 3 escalas (conceito, elementos, leis da perspectiva, métodos)

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, no formato de exercícios complementares, que contribuirão para a fixação dos conteúdos, no laboratório de desenho.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

MOLITERNO, Antonio. Caderno de projetos de telhados em estruturas de madeira. 4. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2017.

MONTENEGRO, Gildo A. A perspectiva dos profissionais: sombras, insolação, axonometria. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2014.

PRINCIPE JUNIOR, Alfredo dos Reis. Noções de geometria descritiva. São Paulo: Nobel, 2014.

 

Bibliografia Complementar

CHING, Francis D. K. Desenho para Arquitetos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

DOMÍNGUEZ, Fernando. Croquis e Perspectivas. Masquatro Editora, 2015.

MONTENEGRO, Gildo A. Geometria descritiva. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 2014.

MONTENEGRO, Gildo A. Inteligência visual e 3D: compreendendo conceitos básicos da geometria espacial. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.

RICCA, G. Geometria Descritiva: método de Monge. 6. ed. Lisboa: Pocket Books, 2015.