Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Expressão Gráfica

Código: 60-1075

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h)  (Prática: 60h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

A expressão gráfica da arquitetura em diferentes épocas. Composição de volumes arquitetônicos e suas relações com a figura humana. Desenvolvimento da percepção visual possibilitando a representação gráfico linear dos objetos inertes ou vivos. Normas, padrões e técnicas gráficas de representação de sólidos geométricos, luz e sombras, cores e texturas. Conhecimento de técnicas de representação do objeto, de cunho grafo-instrumentais. Croquis de representação das etapas de estudos preliminares e anteprojeto (arquitetônico/urbano/paisagístico). Leitura e expressão gráfica da solução construtiva do objeto arquitetônico e seu entorno.

 

Objetivos:

Capacitar o aluno para a habilidade do desenho artístico e realista, proporcionando meios para o desenvolvimento do potencial criativo e intuitivo do acadêmico. Dar a oportunidade ao aluno de trabalhar com diferentes representações e técnicas. Desenvolver a capacidade de expressão através de uma análise da correta forma de representação de um projeto arquitetônico e seus elementos.

 

Conteúdos Curriculares:

1 A expressão gráfica da arquitetura em diferentes épocas, estilos e métodos

2 Criatividade

3 Esboços

3.1 Cor/ Construção da carta cromática

3.2 Introdução a Luz e Sombra

3.3 Texturas (pisos, água, pedra)

3.4 Representação de vegetação

4 Técnicas de humanização

4.1 Aquarela

4.2 Nanquim

4.3 Giz pastel seco e oleoso

4.4 Hidrocor

5 Humanização do projeto arquitetônico

5.1 Desenho da figura humana

5.2 Representação de fachadas humanizadas

5.3 Representação de planta baixa humanizada

6  Noções de perspectiva

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e representação gráfica em laboratório de desenho.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CHING, F. D. K. Dicionário Visual de Arquitetura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

CHING, F. D. K. Representação gráfica em arquitetura. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.

DOYLE, M. E. Desenho a cores: técnicas de desenho de projeto para arquitetos, paisagistas e designers de interiores. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

 

Bibliografia Complementar

BERTAUSKI, Tony. Plan Graphics for the Landscape Designer. Editora Prentice Hall, 2006.

BOOTH, Norman K. Residencial Landscape Architecture. Prentice Hall, 2016.

BOWKETT, Steve. Archidoodle. O livro de esboços do arquiteto. Editora Gustavo Gili, 2015.

CHAVES, Dario; JUBRAN, Alexandre. Manual prático de desenho. São Paulo: Tipografia Guerra, 2002.

REID, Grant. Landscape Graphics: plan, section, and perspective drawing of landscape spaces. Watson Guptill, 2002.

 

Notícias do Curso

Ver todas