Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Introdução e Pesquisa ao Projeto de Arquitetura

Código: 60-1073

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h)  (Prática: 40h)          Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Técnicas, métodos e paradigmas da composição arquitetônica através de aspectos formais, espaciais, organizacionais. Componentes do espaço arquitetônico, relação de edifício com o entorno. Estudo de diferentes linguagens para concepção e construção do espaço arquitetônico. Exercícios de projeto em nível de estudos preliminares.

 

Objetivos:

Entender a arquitetura como fenômeno artístico, social e cultural. Conhecer e dominar elementos de forma, espaço e composição. Conhecer, identificar, comparar e inter-relacionar os aspectos básicos que envolvem o processo de produção do edifício e da cidade. Conhecer e apreender o processo de projeto e as etapas do projeto de arquitetura. Levantar, analisar e diagnosticar o espaço interno habitacional e a inter-relação entre o espaço interno e o espaço externo imediato. Propor alternativas de reorganização do espaço analisado.

 

Conteúdos Curriculares:

  1. A arquitetura como fenômeno artístico, social e cultural
    1. Arquitetura: conceitos e objetivos
    2. Arquitetura e cultura
    3. Arquitetura e construção
    4. Arquitetura e sociedade
    5. Arquitetura e história
    6. Perfil do profissional arquiteto

 

  1. Fundamentos da Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem
    1. Figuras e Sólidos primários
    2. Transformação da Forma
    3. Forma e Movimento
    4. Forma e Espaço
    5. Organização do Espaço
    6. Proporção e Escala
    7. Princípios de Ordem

 

  1. Leitura dos edifícios da cidade
    1. Iniciação ao conhecimento e compreensão do espaço urbano do edifício
    2. Estudo do espaço e do volume arquitetônico
    3. Classificação de leitura e percepção da cidade

 

  1. Introdução a metodologia do projeto arquitetônico
    1. Processo de Projeto
    2. Etapas do projeto arquitetônico

 

  1. Estudo analítico do espaço/contexto da habitação
    1. Levantamentos (lote, compartimentos, mobiliário, equipamentos, materiais, técnicas construtivas)
    2. Análise ambiental (insolação, iluminação, ventilação, temperatura)
    3. Análise espacial (forma, dimensão)
    4. Análise funcional (circulação, funcionalidade, zoneamento de funções)
    5. Acessibilidade

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de

multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e representação gráfica em laboratório de desenho.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

Bibliografia Básica

CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.  

FARRELLY, Lorraine. Fundamentos de Arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2014.

UNWIN, Simon. A Análise da Arquitetura. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

 

Bibliografia Complementar

BAKER, Geoffrey H. Le Corbusier: uma análise da forma. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BUXTON, Pamela. Manual do arquiteto: planejamento, dimensionamento e projeto. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.  

CHING, Francis D. K.; ECKLER, James F. Introdução à Arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2014.

LAMAS, José M. Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade. 9. ed,. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.

NEUFERT, Ernst. Arte de projetar em arquitetura. 18. ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2013.