Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Engenharias e Ciência da Computação

Disciplina: Sistemas Estruturais III-A

Código: 30998

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Estudo e dimensionamento de fundações: estaca, radier, sapata isolada e sapata corrida. Dimensionamento de um prédio estruturado.

 

Objetivos:

Aplicar conhecimentos específicos sobre estruturas, referentes aos cálculos e dimensionamento estrutural de um edifício, relacionando os conhecimentos teóricos com a prática corrente em obras estruturadas

 

Conteúdos Curriculares:

1 Plantas de formas

1.2 Lançamento de vigas, pilares e lajes em prédios estruturados

1.3 Dimensionamento da estrutura: lajes, vigas, pilares e fundações, de um prédio estruturado de 4 (quatros) pavimentos

1.4 Detalhamento das armaduras: lajes, vigas, pilares e fundações, de um prédio estruturado de 4 (quatros) pavimentos

1.5 Reservatórios

1.6 Lançamento e Dimensionamento de um prédio através do uso de programa computacional de cálculo estrutural

1.7 Sistemas estruturais sustentáveis

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de informática, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de exercícios propostos em sala de aula.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Prova/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BOTELHO, Manoel H. C. Concreto Armado Eu Te Amo. 7. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. 1.v. 2.v.

PETRUCCI, Eládio G. R. Concreto de Cimento Portland. 13. ed. São Paulo: Globo,2009.

PFEIL, Walter. Concreto armado. 4. ed.São Paulo: LTC, 1989. 3.v.

 

Bibliografia Complementar

AZEREDO, Hélio Alves de. O Edifício até a sua Cobertura. 2. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 1997.

MEHTA, Povindar Kumar; MONTEIRO, Paulo Jose Melaragno. Concreto: estrutura, propriedades e materiais. São Paulo: PINI, 1994.

ROCHA, Anderson Moreira da. Concreto armado. São Paulo: Nobel, 1999. 1.v. 2.v. 3.v.

SANTOS, Edevaldo Gomes dos. Estruturas: Desenho de Concreto Armado. São Paulo: Nobel, 1990.

SILVA, Daiçon Maciel da; SOUTO, André Kraemer. Estruturas: uma abordagem arquitetônica. 4. ed. Porto Alegre: UNIRITTER, 2007.

 

Notícias do Curso

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