Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Engenharias e Ciência da Computação

Disciplina: Resistência dos Materiais

Código: 30-995

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h)  (Prática: 40)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Concreto aparente, peso próprio, unidades. Princípios da estática: tipos de viga (isso, hipo, hiper). Equilíbrio, vínculo (hipos), reação de apoio. Esforços solicitantes (momento fletor, esforço cortante e normal). Tensões e deformações. Fundamentos da Resistência dos materiais. Lei de Hooke, Lei de Hooke generalizada. Cisalhamento. Torções em peças de secções circulares, quadrada e retângulos alongados. Características geométricas das superfícies planas (centro de gravidade, momento de inércia, raio de giração, módulo de resistência).

 

Objetivos:

Desenvolver capacidade analítica, de modo a solucionar uma grande variedade de problemas. Determinar as características geométricas das seções correntes, os esforços atuantes nas estruturas e determinar as tensões e deformações das estruturas.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Carga e princípios da estática

1.1 Conceitos de carga

1.2 Peso próprio e carga acidental

1.3 Formas de absorção e transmissão de cargas

1.4 Cargas concentradas e uniformemente distribuídas

1.5 Transmissibilidade

1.6 Ação e reação

2 Vínculo

2.1 Conceito

2.2 Tipos de vínculo

2.3 Graus de liberdade

2.4 Conceito de estruturas hipostática, isostáticas e hiperstática

2.5 Reações de apoio

3 Esforços solicitantes

3.1 Métodos das seções

3.2 Condição básica de equilíbrio

3.3 Diagrama de esforço cortante e momento fletor

4 Geometria das Massas

4.1 Centro de gravidade de figuras planas

4.2 Momento estático

4.3 Momento de inércia

5 Tensões de deformações

5.1 Solicitações fundamentais

5.2 Tensões e deformação

5.3 Lei de Hooke

5.4 Coeficiente de Poisson

5.5 Lei de Hooke generalizada

6 Cisalhamento

6.1 Conceito e aplicação

7 Torção

7.1 Torção em peça de seção circular

7.1.1 Tensões e deformações

7.1.2 Diagrama de momento de torção

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de informática, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de exercícios propostos em sala de aula.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ALLISTER, William D.; SOARES, Sérgio Murilo Stamile (Trad). Fundamentos da ciência e engenharia de materiais: uma abordagem integrada. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

BOTELHO, Manoel Henrique Campos. Resistência dos materiais: para entender e gostar. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013.

MELCONIAN, Sarkis. Mecânica técnica e resistência dos materiais. 18. ed . São Paulo: Erica, 2007.

 

Bibliografia Complementar

BEER, Ferdinand P., JOHNSTON. Resistência dos Materiais. 4. ed. México: Mcgraw-hill Interamericana, 2006.

BLESSMANN, Joaquim. Resistência dos Materiais. Porto Alegre: CEUE, 1970.

BOTELHO, Manoel H. C.; MARCHETTI, Osvaldemar. Concreto Armado Eu Te Amo. 7. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2013. v.1. v.2.

MELCONIAN, Sarkis. Mecânica técnica e resistência dos materiais. 18. ed . São Paulo: Erica, 2007.

PINTO, João Luiz Teixeira. Compêndio de Resistência dos Materiais. São Paulo: JAC, 2005.

SILVA, Daiçon Maciel da; SOUTO, André Kraemer. Estruturas: uma abordagem arquitetônica. 4. ed. Porto Alegre: UNIRITTER, 2007.