Infraestrutura

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Infraestrutura | URI Câmpus de Erechim

Laboratório de Maquetes e Modelos - Maquetaria


Este laboratório é utilizado para o estudo da volumetria, cores e proporções de propostas elaboradas pelos acadêmicos em disciplina específica, e demais exercícios que envolvem atividades projetuais.



 

Laboratório de Desenho e Projetos


Os laboratórios de desenho são compostos por salas equipadas com mesas de desenho e réguas paralelas, atendendo as atividades de práticas projetuais em sala de aula. Também são disponibilizados aos acadêmicos em horários inversos ao turno de aulas.
 


Laboratório de Informática


O Laboratório de Informática é utilizado para a prática da computação gráfica. Este espaço é composto por microcomputadores e programas computacionais para a prática das disciplinas de computação gráfica.
 


Laboratório de Conforto Ambiental


A constituição do laboratório de Conforto Ambiental no curso de Arquitetura e Urbanismo possibilita a aplicação de uma metodologia experimental, a qual propicia apoio ao desenvolvimento e avaliação do projeto do ambiente construído.

O espaço possibilita a verificação e análise em termos de instrumentação para iluminação, térmica e acústica, os quais são utilizados como ferramentas projetuais. Nesse sentido, conta com equipamentos como medidor de nível de pressão sonora, luxímetro, termômetros, bússola, entre outros.

No laboratório ainda é possível trabalhar com métodos gráficos simplificados, modelagem matemática desenvolvida por meio de simulações computacionais e experimentação em modelos físicos em escala real e/ou reduzida. Para atender a essas necessidades, o laboratório possui variados tipos de lâmpadas, bem como um simulador da trajetória solar (heliodon).
 


Laboratório de Tecnologia da Construção


O Laboratório de tecnologia compreende um espaço para atividades laboratoriais que permite a simulação dos mecanismos de sistemas construtivos por meio de modelos e experimentos. O laboratório para uso múltiplo de construção e confecção de modelos compreende diversos aspectos e linhas de atuação: no produto edificado (envelope, estrutura, acabamento, instalações, entre outros), no processo construtivo e na conceituação pelo canteiro, nas atividades especializadas como as de técnicas retrospectivas.

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) para desenvolvimento das atividades, e os equipamentos como betoneira, colheres, baldes, nível de bolha, trenas, carrinho de mão, caixas para massa, bacias plásticas, caixa de ferramentas, colher de pedreiro, prumo, mangueira, pás, conjunto de peneiras são essenciais, exemplificam e caracterizam os tipos de atividades que serão desenvolvidas neste laboratório.
 

 

Laboratório de Instalações Hidrossanitárias Prediais


Tem por objetivo a prática dos projetos e medições dos parâmetros hidráulicos das instalações hidrossanitárias de água fria, elevatórias prediais, prediais de água quente, de esgoto sanitário e águas pluviais. Sendo assim, é formado, basicamente, por um módulo hidrossanitário.



 

Laboratório de Instalações Elétricas

Realizar simulações e medições que permitam avaliar a eficiência energética de diversos tipos de equipamento (lâmpadas, motores, eletrodomésticos, etc.). Testes de iluminamento com diversos tipos de lâmpadas e luminárias. Ligações de minuteiras, ligações do tipo “three-way”. Por isso, conta com painel elétrico.



Laboratório de Topografia e Geoprocessamento

Tem por finalidade ser um espaço para estudo e aprofudamento dos conhecimentos necessários aos acadêmicos na  implementação dos projetos de Arquitetura e Urbanismo no tangente às intervenções nos terrenos em estudo. Também praticar o uso de instrumentos topográficos. Para prática das disciplinas que devem ser atendidas, conta com  teodolitos, estações total, níveis, GPS, trenas, marretas, balizas, tripés, computador e impressora.