Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Modelagem de Dinâmica de Sistemas

Código: 30-831

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

Créditos: 02  

Pré-Requisitos: 2.000h

 

EMENTA

Conceitos, histórico e aplicação da Dinâmica de Sistemas. Modelos Matemáticos. Métodos para obtenção das equações de um modelo dinâmico. Modelagem da dinâmica de sistemas. Modelagem analítica e simulação da dinâmica de sistemas complexos. Dinâmica de sistemas para a tomada de decisão.

 

OBJETIVOS

Compreender, interpretar e desenvolver modelos de representação e análise da Dinâmica de Sistemas a partir de conhecimentos  teóricos acerca dos sistemas complexos. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

-  Identificar e compreender sistemas complexos.  

- Dominar os conceitos e procedimentos relacionados a Dinâmica de Sistemas;

- Modelar de Dinâmica de Sistemas complexos;

-  Analisar a Dinâmica de Sistemas, desenvolvendo o pensamento  crítico relacionado com variáveis relevantes e abordagem de causa-efeito.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – DINÂMICA DE SISTEMAS COMPLEXOS

Entendimento de processo e da relação efeito-causa. Sistemas complexos: tipos, características e cenários (cases). Apresentar conceitos  e componentes da Dinâmica de  Sistemas. Detalhar as classificações e formas de abordagem da Dinâmica de Sistemas complexos. Apresentar etapas no estudo da Dinâmica de Sistemas.

Atividade prática: Exploração da classificação da Dinâmica de Sistemas e etapas de aplicação.  

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – MODELOS MATEMÁTICOS E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Apresentar os conceitos e classificação dos modelos. Métodos para formulação e representação gráfica da sistemas complexos sob a ótica da Dinâmica de Sistemas complexos. Avaliação da dinâmica de sistemas para a tomada de decisão.

 

Atividade prática: Aplicação de modelos matemáticos conhecidos.  

 

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.  

 

UNIDADE  DE ENSINO 03  –  MODELAGEM DA DINÂMICA DE SISTEMAS E TOMADA DE

DECISÃO

Apresentar os conceitos e os elementos característicos de modelagem para processos: ciclo de retroalimentação (feedback) e estoque e fluxos (stocks and flows). Modelagem  da Dinâmica de Sistemas com aplicação em casos reais, considerando as restrições e premissas.  

 

Atividade prática: Aplicar modelo para tomada de decisão da Dinâmica de Sistemas.  

 

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.  

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos  de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A  contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de  softwares específicos.

   

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações  serão realizadas  ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo  com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações  a respeito  da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

RUTHERFORD, Albert. The Systems Thinker – Dynamic Systems: make better decisions and find lasting solutions using scientific analysis.  1. ed. United States: VDZ, 2019. 224 p. ISBN 9781951385705.

GRACÍA, Juan Martín. Teoria e exercícios práticos de Dinâmica de Sistemas. Independently Published, 2018. 268 p. ISBN 9781718175389.

GRACÍA, Juan Martín. Dinámica de Sistemas 50 modelos: gestión ambiental, empresarial y social con Vensim. Independently Published, 2018. 460 p. ISBN 9781728732817.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MEADOWNS, Donella. Thinking in Systems: A Primer. Chelsea Green Publishing Company, 2008. 240 p. ISBN 9781603580557.

AMARAL, João Alberto Arantes do. Desvendando sistemas. 1. ed. São Paulo: Edição do Autor, 2012. 253 p.