Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Estágio Supervisionado Obrigatório - EP

Código: 30-830

Carga Horária: 160h  

Créditos: 08  

Pré-Requisitos: 2.800h

 

EMENTA

O Estágio Supervisionado é realizado conforme “Normas da Disciplina de Estágio Supervisionado” e é desenvolvido em uma organização externa ou nos laboratórios que compõem a infraestrutura do curso. A empresa, o estagiário e a Universidade firmam acordo e as atividades desenvolvidas são acompanhadas por um supervisor de estágio, responsável nomeado  pela empresa, e acompanhamento de um professor orientador, compreendendo uma ou mais das áreas de atuação do curso de Engenharia de Produção.  

 

OBJETIVOS

Familiarizar-se  com o ambiente profissional e estabelecer interação entre a teoria e a prática. Aplicar as habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Buscando-se atender estas competências

alguns objetivos específicos são delineados:

-  Identificar e compreender necessidades do ambiente de profissional;  

- Aplicar os conceitos e procedimentos relacionados com o ramo de estágio;

- Trabalhar em equipe multidisciplinar, cumprindo metas e prazos.  

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Pesquisar conceitos relacionados com a área de estágio e aplicar conhecimentos prévios e que precisarem ser desenvolvidos para a o desempenho das atividades.  

 

METODOLOGIA

No intuito de  desenvolver as competências inerentes à disciplina, os alunos desenvolverão relatórios de atividades executadas descrevendo  detalhes relevantes a pesquisa e as metodologias e técnicas aplicadas durante o estágio.  

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina propõe verificar se as competências pretendidas neste plano de ensino foram adquiridas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: relatórios parciais e finais, avaliação do supervisor de estágio e avaliação do orientador.  

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, Filipe.  Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.

BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru.  Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 1997.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

A bibliografia complementar deve estar de acordo com a área de estágio, permitindo embasamento e aplicabilidade dos conceitos.