Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso II – EP

Código: 30-829

Carga Horária: 40h (Teórica: 10h)  (Prática: 30h)  

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-598

 

EMENTA

A disciplina compõe-se de atividades ligadas à elaboração e execução final do projeto de pesquisa que descreve as atividades realizadas a partir do planejamento definido na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I – EP.

 

OBJETIVOS

Dominar a capacidade de  escrita e representações que envolvem os conhecimentos de Engenharia de Produção.  Estimular a integração dos conhecimentos adquiridos nas diferentes etapas do curso durante a execução do projeto de pesquisa definido na disciplina de Trabalho de Conclusão  de Curso I  –  EP.  Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

- Desenvolver habilidades associadas à execução do projeto de pesquisa;

- Analisar, discutir e interpretar corretamente os resultados da pesquisa;

- Descrever os resultados da pesquisa na forma de um artigo científico, propriedade  intelectual, produto, capítulo de livro ou trabalho monográfico.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – PROCEDIMENTOS  

Apresentação dos procedimentos para elaboração, apresentação e prazos do Trabalho de Conclusão de Curso II – EP.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – DESENVOLVIMENTO E DEFESA

Desenvolvimento experimental, teórico ou de revisão bibliográfica da proposta construída no projeto da disciplina Trabalho de  Conclusão de Curso I  –  EP. Elaboração do trabalho final na forma de  um artigo científico, propriedade intelectual, produto, capítulo de livro ou trabalho monográfico. Defesa da pesquisa desenvolvida.

 

METODOLOGIA

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento na qual envolverá reuniões periódicas de acompanhamento e supervisão entre o professor orientador e o aluno.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nas informações contidas no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso II – EP.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAUCHICK, Paulo A.  Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 264 p. ISBN 9788535291346.

CAUCHICK, Paulo A. Metodologia científica para engenharia. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. 280 p. ISBN 978-8535290707.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel P.; ANTUNES JÚNIOR, José A. V.  Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 181 p. ISBN 9788582602980.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

FRANCO, J. J. C. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT aplicando recursos de informática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

LOUREIRO, A. B. S.; CAMPOS, S. H.  Guia para elaboração e apresentação de trabalhos científicos: monografias, relatórios e demais trabalhos acadêmicos. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

ALVARENGA, M. A. F. P.; COUTO ROSA, M. V. F. P. Apontamentos de metodologia para a ciência e técnicas de redação científica:  monografias, dissertações e teses. Porto Alegre: Fabris, 2001.

BASTOS, L.  R.  Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

FURASTÉ, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico: explicitação das normas da ABNT. São Paulo: Dáctilo Plus, 2012.  

MARTINS, G. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.

STORTI, A. T. et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. Erechim: EdiFAPES, 2013.