Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO  

Disciplina: Projeto de Instalações e Layout

Código: 30-827

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h)  (Prática: 40h)

Créditos: 04  

Pré-Requisitos: 30-590

 

EMENTA

Planejamento e projeto de fábricas. Dimensionamento dos fatores de produção. Layout. Aspectos de segurança e econômico-financeiros. Instalações industriais. Projeto e simulação. Aplicação prática.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver  a capacidade para o planejamento e projeto de fábricas, seu dimensionamento e layout, aplicando os conhecimentos de diversas áreas envolvidas no planejamento racional das atividades da produção, desde a estruturação do projeto da unidade de negócios até o  projeto da edificação. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

-  Utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e analise de instalações industrias e layouts;

- Aplicar a simulação computacional na concepção e avaliação de alternativas para o projeto de sistemas de produção;

- Projetar soluções criativas desejáveis e viáveis em instalações e layouts;

- Realizar a avaliação critico-reflexiva dos impactos das soluções de engenharia aplicadas em instalações e layouts;

- Ser capaz de expressar-se adequadamente nas informações escritas e gráficas de layouts;

-  Interagir com equipes objetivando a  organização dos processos de produção, movimentação interna e armazenagem, visando o adequado aproveitamento do espaço físico e a racionalidade dos fluxos de materiais e informações no ambiente interno das fábricas;

- Compreender a legislação aplicada às instalações industriais;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – ASPECTOS GERAIS

Planejamento e projeto de fabricas considerando o dimensionamento dos fatores de produção.

 

Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – ESTRUTURAÇÃO

Planejamento Estratégico.  Plano de negócio. Objetivos de  Desempenho. Indicadores de Desempenho. Estratégia de produção e operações.

 

Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 02.

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 01 e 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – PROJETO DE FÁBRICA

Projeto de produtos. Definição da necessidade da capacidade instalada. Projeto de processos rodutivos. Seleção da tecnologia de processos. Localização da unidade produtiva.

 

Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 03.

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – PROJETO DE LAYOUT

Planejamento do projeto. Projeto informacional. Projeto conceitual. Projeto detalhado. Execução e

liberação.

 

Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – PROJETO DA EDIFICAÇÃO

Determinação das características construtivas necessárias da edificação, conforme normas técnicas. Tipos básicos de edificações para fins industriais e instalações de apoio.

 

Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – PROJETO DA IMPANTAÇÃO

Implantação de maquinas e equipamentos. Implantação dos  sistemas de movimentação de materiais. Testes pré-operacionais das maquinas e equipamentos. Pré-operação da unidade produtiva.

 

Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 06.

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 04, 05 e 06.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas  com estudos  dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia  como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se  dará através  da resolução de problemas. Os  alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de  softwares específicos. Dentre  as atividades  a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As  avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino.  Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

NEUMANN, Clóvis; SCALICE, Régis Kovacs. Projeto de fábrica e layout. Rio de Janeiro: Elsevier, 015. 448 p. ISBN 9788535254075.  

MÜTHER, R. Planejamento Simplificado de Layout. São Paulo, Imam, 2008. ISBN 9788589824286.

BLACK, J. Temple. O projeto da fábrica com futuro. Porto Alegre: Bookman, 2001. 288 p. ISBN 8573073497.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARNES, Ralph Mosser. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. São Paulo: Edgard Blücher, 2015. 635 p. ISBN 9788521200109.  

GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2012. 598 p. ISBN 9788522102376.  

KRAJEWSKI, Lee J.; RITZMAN, Larry P.; MALHOTRA, Manoj. Administração da produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014. 615 p. ISBN 9788576051725.  

MOURA, Reinaldo A. Sistemas e técnicas de movimentação e armazenagem de materiais. 4.ed. São Paulo: IMAM, 1998. 452 p. (Manual de Logística; v. 1).

VALE, Cyro Eyer do. Implantação de indústrias. Rio de Janeiro: LTC, 1975. 338 p.

SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistar; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 698 p. ISBN 9788597002676.