Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Engenharia de Produção
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Sistemas para Tomada de Decisão Estratégica

Código: 30-600

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requisitos: 30-587

 

EMENTA

Gestão do conhecimento organizacional. Sistemas de informação. Gestão estratégica de sistema de informação. Introdução a estrutura de dados. Otimização multiobjetivo. Modelagem e tomada de decisão multicritério.

 

OBJETIVOS

Desenvolver visão ampla e sistêmica da área de sistemas de informações assimilando a importância dos sistemas de informações para o atingimento dos objetivos empresariais. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:  

- Ser capaz de compreender o processo de gestão do conhecimento organizacional;

- Projetar e implantar estruturas de dados complexas com representação estatística e dinâmica;

- Otimizar sistemas por meio de análises multiobjetivo;

- Modelar sistemas e prever os resultados por meio dos modelos de análise multicritério;

- Tomar decisões estratégicas, em cenários de risco e incerteza, a partir de técnicas para tratar e reduzir tais aspectos;

- Aplicar e avaliar métodos de suporte a tomada de decisão;

- Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através de atividades práticas;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

A sociedade da informação e do conhecimento; conceitos básicos de teoria da informação; conceitos básicos de segurança da informação; a organização do conhecimento; trabalhador do conhecimento; a gestão do conhecimento nas organizações.

 

Atividade Prática: Exercício para fixação dos conteúdos previstos na Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

visão global da  área de Sistemas de Informação, através dos conceitos da Teoria Geral de Sistemas, dos conceitos e elementos dos Sistemas de Informação

Atividade Prática: Exercício para fixação dos conteúdos previstos na Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – INTRODUÇÃO A ESTRUTURA DE DADOS

Conceitos de dado, informação e conhecimento e de operações de coleta e armazenamento de informação visando à tomada de decisão. Visão global sobre a criação e manipulação  de estruturas de dados complexas com representação estática e dinâmica (listas, filas, pilhas e grafos) através da análise e do desenvolvimento dos principais algoritmos de manipulação dessas estruturas com discussão de aspectos computacionalmente relevantes.

Atividade Prática: Exercício para aplicação dos conteúdos previstos na Unidade de Ensino 03.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

UNIDADE DE ENSINO 04 – OTIMIZAÇÃO MULTIOBJETIVO

introdução; diferenças com a otimização mono-objetivo; formulação do problema; conceitos básicos; propriedades dos conjuntos soluções; condições para eficiência; geração dos conjuntos soluções; aproximação do conjunto Pareto. Métodos clássicos; algoritmos evolutivos para otimização. Multiobjetivo; tratamento de restrições; direções de pesquisa.

 

Atividade Prática: Exercício para fixação dos conteúdos previstos na Unidade de Ensino 04.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – MODELAGEM E TOMADA DE DECISÃO MULTICRITÉRIO

Tomada de decisão multicritério: o desafio do processo de tomada de decisão, a importância do processo de tomada de decisão, reflexão humana sobre decisão, reflexão técnica sobre decisão, o problema de decisão multicritério, as escolas da tomada  de decisão. Componentes de um projeto, decisão multicritério assistida (MCDA): expectativas,  conceitos básicos, paradigmas e desafios. Teoria da utilidade: introdução, ordem de preferência, relação de ordenamento e teoria da  utilidade sob certeza. Modelagem de preferência: introdução, propósito básico, natureza da informação, notação e definições básicas, estruturas de preferência, domínios e representações numéricas, lógica de preferências.  

 

Atividade Prática: Exercício para fixação dos conteúdos previstos na Unidade de Ensino 05.

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – TOMADA DE DECISÃO SOB RISCO E INCERTEZA

Decisão e análise do risco. Teoria da decisão sob incerteza: o que é incerteza; causas da incerteza, tipos e graus de incerteza, modelos probabilísticos e utilidade,  técnicas para tratar ou reduzir incerteza, critérios de decisão sob incerteza e implicações  práticas. Teoria de jogos.

Decisão bayesiana.

 

Atividade Prática: Exercício para fixação dos conteúdos previstos na Unidade de Ensino 06.

 

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – METODOLOGIAS DE SUPORTE A DECISÃO

Metodologias de suporte à decisão: os métodos mais utilizados no processo de tomada de decisão.  Métodos MAUT (Multi Attribute Utility  Theory), ELECTRE (Élimination Et Choix Traduisant), PROMETHEE (Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations), UTA (UTilité Additive), AHP (Analytic Hierarchy Process), TOPSIS (Technique for Order Preference by Similarity to Ideal  Situation).  Considerações finais sobre métodos de decisão e otimização multiobjetivo.

 

Atividade Prática: Exercício para fixação dos conteúdos previstos na Unidade de Ensino 07.

 

TDE 05 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 07.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de  softwares específicos.  

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas  neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação:

provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino.  Numa aula que  antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada

questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2012. 358 p. ISBN 9788502194731.

GOMES, Luiz Flávio Autran Monteiro; GOMES, Carlos Francisco Simões. Princípios e métodos para tomada de decisão: enfoque multicritério. São Paulo: Atlas, 2019. 360 p. ISBN 978-

8597018462.

GOMES, Luiz Flávio Autran Monteiro; GOMES, Carlos Francisco Simões; ALMEIDA, Adiel Teixeira de. Tomada de decisão gerencial: enfoque multicritério. São Paulo: Atlas, 2002. 264 p ISBN 8522431132.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de (Org.). Gestão do conhecimento. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. 298 p. ISBN 9788576058854.

GOLDSCHMIDT, Ronaldo; PASSOS, Emmanuel. Data mining: um guia prático. Rio de Janeiro: Campus, 2005. xiii, 261 p. ISBN 8535218777.

REZENDE, Denis; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 346 p. ISBN 8522430020.

LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. 446 p. ISBN 9788576059233.

GOMES, Luiz Flávio Autran Monteiro; ARAYA, Marcela Cecilia González; CARIGNANO, Claudia. Tomada de decisões em cenários complexos: introdução aos métodos discretos do apoio multicritério à decisão. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. 171 p. ISBN 8522103542.

HILLIER, Frederick S; LIEBERMAN, Gerald J. Introdução à pesquisa operacional. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. xxii, 1005 p. ISBN 9788580551181.

 

Fique por dentro

Ver mais