Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Engenharia de Produção
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Métodos Avançados de Pesquisa em Engenharia de Produção

Código: 30-599

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Créditos: 02

Pré-requisitos: 70-1103

 

EMENTA

A ciência como forma de construção do conhecimento científico. Produção e transmissão do conhecimento através da pesquisa científica. Princípios da pesquisa científica. Sistemas produções científicas. Órgãos de fomento e editais de pesquisa. Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na engenharia. Estrutura de documentos científicos. Métodos e técnicas para a elaboração de documentos científicos: relatórios, monografias e artigos. Modelos de revisão da literatura. Planejamento do projeto de pesquisa e definição do modelo  teórico. Abordagens quantitativas, qualitativas e mistas. Levantamento do tipo Survey. O método do estudo de caso na Engenharia de Produção. Pesquisa-ação na Engenharia de Produção. Modelagem e Simulação. Abordagem da engenharia para a gestão de operações. O Design Science Research (DSR): metodologia para criação de artefatos na Engenharia de Produção.

 

OBJETIVOS

Compreender e participar  do processo de construção do conhecimento científico, por meio do aprofundamento a respeito dos modelos, técnicas e ferramentas para estruturação de pesquisas científicas aplicadas a Engenharia de Produção. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Compreender o processo de construção do conhecimento científico;

-  Perceber o papel  do  engenheiro de produção no processo de geração de conhecimento;  

- Reconhecer os sistemas de produções científicas mundiais, órgãos de  fomento e a estrutura de editais de pesquisa;

- Entender o processo de Pesquisa e Desenvolvimento na engenharia nacional;

- Estruturar documentos científicos;

-  Definir abordagens adequadas para revisão da literatura  e métodos de  pesquisa voltados a Engenharia de Produção;

- Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através do desenvolvimento e apresentação de um artigo científico.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – A PESQUISA CIENTÍFICA

A ciência como  forma de construção do conhecimento científico. Produção e transmissão do conhecimento através da pesquisa científica. Princípios da pesquisa científica. Sistemas  produções científicas. Órgãos de fomento e editais de pesquisa. Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na engenharia.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS

Estrutura de documentos científicos. Métodos e técnicas para a elaboração de documentos científicos: relatórios, monografias e artigos. Modelos de revisão da literatura. Planejamento do projeto de pesquisa e definição do modelo teórico.

Atividade Prática:  Exercícios para aplicação dos conceitos abordados na Unidade de Ensino 01.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – ABORDAGENS E MODELOS DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Abordagens quantitativas, qualitativas e mistas. Levantamento do tipo  Survey. O método do estudo de caso  na Engenharia de Produção. Pesquisa-ação na Engenharia  de Produção. Modelagem e Simulação. Abordagem da engenharia para a gestão de operações. O  Design Science Research (DSR): metodologia para criação de artefatos na Engenharia de Produção.

 

Atividade Prática:  Exercícios para aplicação dos conceitos abordados na Unidade de Ensino 03.

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos

desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação  de conceitos e técnicas e utilização de  softwares específicos. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas  previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar  se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas  ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação  serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAUCHICK, Paulo A. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 264 p. ISBN 9788535291346.

CAUCHICK, Paulo A. Metodologia científica para engenharia. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier,  341

2019. 280 p. ISBN 978-8535290707.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel P.; ANTUNES JÚNIOR, José A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 181 p. ISBN 9788582602980.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2016. 297 p. ISBN 9788522457588.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200 p. ISBN 9788522458233.

BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 104 p. ISBN 9788532605863.

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