Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Engenharia de Produção
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I – EP

Código: 30-598

Carga Horária: 40h (Teórica: 10h)  (Prática: 30h)  

Créditos: 02

Correquisitos: 30-599

 

EMENTA

A disciplina compõe-se de atividades ligadas à elaboração de um projeto de pesquisa envolvendo conteúdos e atividades relacionadas com o Curso de Engenharia de Produção, sob orientação de um professor orientador, visando à sua realização posterior e à redação que detalhe as atividades realizadas.

 

OBJETIVOS

Dominar a capacidade de escrita e representações que envolvem os conhecimentos de Engenharia de Produção.  Estimular a integração dos conhecimentos adquiridos nas diferentes etapas do curso no desenvolvimento de um projeto de pesquisa consistente  relacionado à Engenharia de Produção e/ou áreas afins. Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

- Desenvolver práticas e habilidades associadas à concepção, detalhamento e planejamento de um projeto de pesquisa que integre os conhecimentos adquiridos ao longo do curso;

-  Inserir-se de forma prática à pesquisa científica, por meio da  elaboração de um projeto de pesquisa em área de preferência do mesmo para posterior desenvolvimento.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – PROCEDIMENTOS  

Apresentação dos procedimentos para elaboração, apresentação e prazos do Trabalho de Conclusão de Curso I – EP.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – DESENVOLVIMENTO E DEFESA

Definir a temática da pesquisa. Elaborar uma pesquisa  bibliográfica. Definir objetivos, metodologias e técnicas a serem empregadas (computacionais ou de laboratório) no decorrer da pesquisa. Propor orçamento e cronograma de execução. Desenvolver experimentos ou ensaios preliminares referentes à parte metodológica da pesquisa a ser desenvolvida. Defesa do projeto desenvolvido.

 

METODOLOGIA

As aulas terão  a participação ativa do aluno na construção do conhecimento na qual envolverá reuniões periódicas de acompanhamento e supervisão entre o professor orientador e o aluno.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nas informações contidas no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I – EP.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAUCHICK, Paulo A.  Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 264 p. ISBN 9788535291346.

CAUCHICK, Paulo A. Metodologia científica para engenharia. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. 280 p. ISBN 978-8535290707.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel P.; ANTUNES JÚNIOR, José  A. V.  Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. 1. ed. Porto  Alegre:Bookman, 2015. 181 p. ISBN 9788582602980.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRADE, M.M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2010.

BARROS, A. J P.; LEHFELD, N. A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 2004.

BASTOS, L. R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Informação e documentação: projeto de pesquisa - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

FURASTÉ, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico: explicitação das normas da ABNT. São Paulo: Dáctilo Plus, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2016.

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

 

Fique por dentro

Ver mais