DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Projeto Integrador – Design Centrado no Usuário Código: 30-597 Carga Horária: 60h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) Créditos: 03 Correquisitos: 30-595
EMENTA Inserção do acadêmico ao ambiente de formação profissional, introduzindo conceitos e metodologias para o desenvolvimento do Projeto Integrador, alinhado ao desenvolvimento de produtos com foco no usuário/cliente final. Abordagens quanto a História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, Direitos Humanos e Políticas de Acessibilidade. Fundamentos de Desenho Universal.
OBJETIVOS Adquirir capacidade de análise e síntese. Desenvolver visão interdisciplinar. Desenvolver habilidade de trabalhar em equipe. Desenvolver o pensamento lógico e metodológico. Adquirir a capacidade de interpretação e solução de problemas reais, propondo produtos a partir da visão do usuário.
CONTEÚDOS CURRICULARES Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.
METODOLOGIA O Projeto Integrador – Design Centrado no Usuário será desenvolvido levando em consideração mais de uma área do conhecimento, buscando a resolução de problemas reais, por meio da sua análise, síntese e desenvolvimento de soluções em produtos focados no usuário. Para tanto, os alunos trabalharão em equipes, agregando o pensamento lógico e metodológico. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.
AVALIAÇÃO Conforme descrito no manual de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador – Design Centrado no Usuário.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA KNAPP, Jake; ZERATSKY, John; KOWITZ, Braden. Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017. ISBN: 9788551001523. MAGALDI, Sandro; SALIBI NETO, José. Gestão do amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Gente, 2018. 255 p. ISBN 9788545202295. KUMAR, Vijay. 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. 1. ed. John Wiley & Sons, 2012. 326 p. ISBN 9781118083468.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR TIDD, Joe; BESSANT, John. Gestão da inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 633 p. ISBN 9788582603062. CRAWFORD, Merle; DI BENEDETTO, Anthony. Gestão de Novos Produtos. 11. ed. São Paulo: AMGH, 2015. 608 p. ISBN 9788580555417. OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation: inovação em modelos de negócios. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013. 300 p. ISBN 9788576085508. BRESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. 526 p. ISBN 978-85-8260-518-9. OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation: inovação em modelos de negócios. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013. 300 p. ISBN 9788576085508. CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 495 p. ISBN 852490447X. FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. 230 p. (Estudos Culturais em Educação). ISBN 8532620272. SONZA, Andréa Poletto (Org.). Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves: IFRN, 2013. 352 p. (Novos Autores da Educação Profissional e Tecnológica). ISBN 9788577702077. CARVALHO E CASTRO, Jary. Ir e Vir – Acessibilidade: compromisso de cada um. Campo Grande: Gráfica Gibim e Editora, 2013. 128 p. ISBN 978-85-61160-11-1. SALTON, Bruna Poletto; DALL AGNOL, Anderson; TURCATTI, Alissa. Manual de acessibilidade em documentos digitais. Bento Gonçalves: IFRS, 2017. 108 p. ISBN 9788564961074. PREISER, Wolfgang F. E.; OSTROFF, Elaine. Universal Design handbook. 2. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2010. 496 p. ISBN 978-0071629232. |