Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Engenharia de Produção
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Engenharia do Produto

Código: 30-595

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-requisitos: 30-592

 

EMENTA

Processos criativos e de inovação. Tendências de consumo e novos produtos. Metodologia para projetos de produtos. Introdução ao projeto do produto. Ciclo de vida do produto. Processo de Desenvolvimento de  Produto  –  PDP. Aspectos mercadológicos (análise do ambiente externo e concorrência) e estudo de mercado. Desdobramento da Função Qualidade  -  QFD. Definição conceitual do produto. Análise de valor. Matriz morfológica. Projeto Detalhado (CAD). Estimativa de Custos. Design for x. Definição do processo. Análise dos modos de falha e sua criticidade  - FMEA. Análise de processo e especificação técnica do produto. Prototipagem. Planejamento do lançamento do produto. Abordagens quanto aos Direitos Humanos, Educação  Ambiental e Políticas de Acessibilidade.

 

OBJETIVOS

Desenvolver visão integrada do processo de desenvolvimento de produto, desde as etapas iniciais de identificação de oportunidades, avaliação econômica e desenvolvimento do conceito do produto até a preparação da fábrica, produção e lançamento do produto, por meio de uma experiência prática de projeto.  Buscando-se  atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Entender os tipos de inovação e tendências de consumo;

- Identificar e analisar cenários para implantação de novos produtos;

- Atuar ativamente no processo de desenvolvimento estratégico de produtos, como solução para problemas reais;  

- Incorporar aspectos ambientais ao longo do processo de desenvolvimento de produtos;

- Ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia, por meio de informações qualitativas de mercado;

- Aplicar técnicas e ferramentas para análise e melhoria de produtos e processos;

- Executar, na prática, o desenvolvimento de um produto, levando em consideração os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;

-  Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica, por meio  do desenvolvimento prático de um produto voltado ao atendimento de uma demanda real;

- Trabalhar e liderar projetos e equipes multidisciplinares de projeto de produto;

- Gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo estratégias e construindo o consenso nas equipes;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos;

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – PROCESSO CRIATIVO E DE INOVAÇÃO

Processos criativos e de inovação. Tendências de consumo e novos produtos. Metodologia para projetos de produtos. Introdução ao projeto do produto. Ciclo de vida do produto.  

 

Atividade Prática: Dinâmica para assimilação dos conceitos propostos na Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02  –  PROJETO DE PRODUTO: MODELOS CONCEITUAIS E

HISTÓRICO

Fundamentos e evolução do Processo de Desenvolvimento de Produtos – PDP.  

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO (PDP): PRÉ-

DESENVOLVIMENTO

Aspectos mercadológicos: análise do ambiente externo e concorrência. Planejamento estratégico de produtos e do projeto. Análise do ciclo de vida do produto. Produtos sustentáveis. Estudo de mercado. Identificação de oportunidades.  

 

Atividade Prática 0: Dinâmica para assimilação dos conceitos propostos na Unidade de Ensino 03.

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE  DE ENSINO 04  –  PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO (PDP):

DESENVOLVIMENTO – PROJETO INFORMACIONAL

Levantamento de itens de qualidade demanda  pelos clientes, por meio da aplicação do Desdobramento da Função Qualidade – QFD.

 

Atividade Prática: Dinâmica para assimilação dos conceitos propostos na Unidade de Ensino 04.

 

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05  –  PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO (PDP):

DESENVOLVIMENTO – PROJETO CONCEITUAL

Definição conceitual do produto. Análise de valor. Matriz morfológica.

 

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06  –  PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO (PDP):

DESENVOLVIMENTO – PROJETO DETALHADO

Projeto Detalhado (CAD). Estimativa de Custos.  Design for x: projeto para manufatura e montagem. Modularização. Definição do processo.

 

TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06.

 

UNIDADE  DE ENSINO 07  –  PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO (PDP):

DESENVOLVIMENTO – ANÁLISE DE FALHAS

Estrutura do produto. Análise dos modos de falha e sua criticidade - FMEA.  

 

Atividade Prática: Dinâmica para assimilação dos conceitos propostos na Unidade de Ensino 07.

 

TDE 05 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 07.

 

UNIDADE DE ENSINO 08  –  PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO (PDP):

DESENVOLVIMENTO – PROTOTIPAGEM

Conceito e técnicas de prototipagem.  Análise de processo e especificação técnica do produto. Estudo da tecnologia de embalagem. Aplicação de viabilidade de mercado, técnica, econômica e ambiental. Preparação para produção.

Atividade Prática: Dinâmica para assimilação dos conceitos propostos na Unidade de Ensino 08.

 

UNIDADE DE ENSINO 09 – PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO (PDP): PÓS-

DESENVOLVIMENTO – LANÇAMENTO DO PRODUTO

Planejamento estratégico de lançamento. Os P’s do Marketing Mix. Definição de indicadores. Redes sociais, e tendências em mídia e conteúdo.

 

Atividade Prática: Dinâmica para assimilação dos conceitos propostos na Unidade de Ensino 09.

 

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de  softwares específicos. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada

questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ROZENFELD, Henrique et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2015. 542 p. ISBN 9788502054462.

BAXTER, Mike R. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2016. 342 p. ISBN 9788521206149.

MORGAN, James; LIKER, Jeffrey K. Sistema Toyota de Desenvolvimento de Produto: integrando pessoas, processo e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2008. 392 p. ISBN

9788577802654.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CRAWFORD, Merle; DI BENEDETTO, Anthony. Gestão de Novos Produtos. 11. ed. São Paulo: AMGH, 2015. 608 p. ISBN 9788580555417.

KNAPP, Jake; ZERATSKY, John; KOWITZ, Braden. Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017. ISBN:

9788551001523.

KUMAR, Vijay. 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. 1. ed. John Wiley & Sons, 2012. 326 p. ISBN 9781118083468.

CASAROTTO, Nelson F. Elaboração de Projetos Empresariais. 2. ed. Atlas Book, 2016. ISBN 978-8597006933.

MORGAN, James; LIKER, Jeffrey K. Projetando o Futuro: como a Ford, a Toyota e outras empresas de classe mundial usam o desenvolvimento Lean para transformar seus negócios. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2020. 396 p. ISBN 9788582605318.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 495 p. ISBN 852490447X.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. 230 p. (Estudos Culturais em Educação). ISBN 8532620272.

BRAGA, Benedito et al. Introdução à engenharia ambiental: o desafio do desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013. 334 p. (Ciências Ambientais). ISBN 9788576050414.

SONZA, Andréa Poletto (Org.). Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves: IFRN, 2013. 352 p. (Novos Autores da Educação Profissional e Tecnológica). ISBN 9788577702077.

CARVALHO E CASTRO, Jary. Ir e Vir – Acessibilidade: compromisso de cada um. Campo Grande: Gráfica Gibim e Editora, 2013. 128 p. ISBN 978-85-61160-11-1.

SALTON, Bruna Poletto; DALL AGNOL, Anderson; TURCATTI, Alissa. Manual de acessibilidade em documentos digitais. Bento Gonçalves: IFRS, 2017. 108 p. ISBN 9788564961074.

 

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