Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Modelagem Econômica de Projetos de Investimentos

Código: 30-594

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-requisitos: 30-486, 30-592

 

EMENTA

Classificação e fluxos de caixa de projetos. Técnicas de análise de viabilidade econômica de projetos, seus prós e seus contras. Técnicas de seleção de projetos, seus prós e seus contras. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Índices de rentabilidade: ROE x ROI. Índices intermediários: payback simples. Índices financeiros: payback descontado, Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e índice de lucratividade. Noções de riscos de projetos, análise de sensibilidade, análise de cenários, combinação de cenários, noções de opções reais. Avaliação de uma empresa.

 

OBJETIVOS

Capacitar quanto à utilização de conceitos e técnicas de avaliação econômica de investimentos, bem como tomar decisões sob condições de risco e selecionar alternativas de investimento em projetos. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados: - Analisar a viabilidade econômica de um projeto;

- Aplicar técnicas para a tomada de decisão quanto da comparação de projetos de  investimento com o intuito de maximizar os resultados esperados;

-  Analisar os riscos envolvidos e suas implicações quanto aos retornos esperados de investimentos;

- Valorar empresas e projetos a partir da visão do fluxo de caixa;

- Empregar técnicas modernas para avaliação de projetos de investimento em novos modelos de negócios (ex.: startups).

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO A ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Conceitos, decisões financeiras e de investimento. Noções sobre o mercado financeiro brasileiro e

princípios de investimentos. Fundamentos e etapas do investimento em projetos, e  os tipos de

investimentos em projetos.

 

Atividade Prática:  Exercícios para aplicação dos conceitos abordados na Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – FLUXO DE CAIXA EM ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Determinação do Fluxo de Caixa. Conceitos básicos de projeção de fluxo de caixa para análise de investimento. Custos de oportunidade versus custos irrecuperáveis. Fluxos de caixa incrementais (greenfield, expansão, redução de custo). Ajuste da DRE para o Fluxo de Caixa: benefício fiscal da depreciação, investimentos (ativo não circulante e  capital de giro líquido), desinvestimento e valor residual, e inflação.  

 

Atividade Prática:  Exercícios para aplicação dos conceitos abordados na Unidade de Ensino 02. UNIDADE DE ENSINO 03 – INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Métodos de avaliação  de projetos de investimento.  Técnicas  de avaliação contábil. Retorno contábil médio. Índices de rentabilidade: ROE e ROI. Prazos de recuperação do capital investido: payback  simples e descontado, Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), índice de lucratividade e racionamento de capital.

Atividade Prática:  Exercícios para aplicação dos conceitos abordados na Unidade de Ensino 03.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

UNIDADE DE ENSINO 04 – INCERTEZA E RISCO NA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Avaliação sob incerteza. Ativos negativamente correlacionados e “hedge”. Risco idiossincrático e diversificação da carteira. Risco sistemático ou não diversificável. Fronteira eficiente. Análise de sensibilidade, análise de cenários, combinação de cenários, noções de opções reais. Decisão em condições de risco. Taxas de desconto e taxas de desconto ajustadas ao risco. Custo de capital da empresa.

 

Atividade Prática:  Exercícios para aplicação dos conceitos abordados na Unidade de Ensino 04.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – VALOR DE EMPRESA E PROJETO

Definição de valor em finanças. Método do fluxo de caixa descontado. Investimento em empresas versus investimento em um projeto. Técnicas atuais de valoração de um projeto de investimento. Investimento em startups.

 

Atividade Prática:  Exercícios para aplicação dos conceitos abordados na Unidade de Ensino 05.

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados  recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercício análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de  softwares specíficos.  

 

AVALIAÇÃO

A  avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação provas escritas, exercícios, seminários,  projetos e  Trabalhos Discentes  Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a  ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CASAROTTO FILHO, Nelson; KOPITTKE, Bruno H. Análise de Investimentos: manual para solução de problemas e tomadas de decisão. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 408 p. ISBN 9788597021882.

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JORDAN, Bradford D. Princípios de administração financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 525 p. ISBN 8522426066.

SAMANEZ, Carlos Patrício. Engenharia econômica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 210 p. ISBN 9788576053590.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SOUZA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Decisões financeiras e análise de investimentos: fundamentos, técnicas e aplicações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 186 p. ISBN 9788522450374.

MEGLIORINI, Evandir; SILVA, Marco Aurélio Vallim Reis da. Administração financeira: uma abordagem brasileira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 251 p. ISBN 9788576052067.

MARTINS, Eliseu; DINIZ, Josedilton Alves; MIRANDA, Gilberto. Análise avançada das demonstrações contábeis: uma abordagem crítica. São Paulo: Atlas, 2012. xxvi, 355 p. ISBN 9788522470952

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 784 p. ISBN 9788522473137.

CASAROTTO FILHO, Nelson; KOPITTKE, Bruno Harmut. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2010. xiv, 411 p. ISBN 9788522457892.