Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador – Projeto de Pesquisa Tecnológica

Código: 30-593

Carga Horária: 60h (Teórica: 30h)  (Prática: 30h)

Créditos: 03

Correquisitos: 30-592

 

EMENTA

Inserção do acadêmico ao ambiente de formação profissional, introduzindo conceitos  e metodologias para o desenvolvimento do Projeto Integrador, alinhado ao universo de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Abordagens quanto aos Direitos Humanos.

 

OBJETIVOS

Adquirir capacidade de análise e síntese. Desenvolver visão interdisciplinar. Desenvolver habilidade de trabalhar em equipe. Desenvolver o pensamento lógico, metodológico, científico e tecnológico. Adquirir a capacidade de interpretação e solução de problemas reais, propondo soluções tecnológicas focadas na Engenharia de Produção.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador  -  Projeto de Pesquisa  Tecnológica será desenvolvido levando em consideração mais de uma área do conhecimento, buscando a resolução de problemas reais, por meio da sua análise e síntese, e a aplicação sob o olhar científico e tecnológico. Para tanto, os alunos trabalharão em equipes, agregando o pensamento lógico e metodológico. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço  –  e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

Conforme descrito no manual de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador – Projeto  de Pesquisa Tecnológica.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KNAPP, Jake; ZERATSKY, John; KOWITZ, Braden. Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017. ISBN: 9788551001523.

CAUCHICK, Paulo A. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 264 p. ISBN 9788535291346.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAUCHICK, Paulo A. Metodologia científica para engenharia. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. 280 p. ISBN 978-8535290707.

CRAWFORD, Merle; DI BENEDETTO, Anthony. Gestão de Novos Produtos. 11. ed. São Paulo: AMGH, 2015. 608 p. ISBN 9788580555417.

MORGAN, James; LIKER, Jeffrey K. Projetando o Futuro: como a Ford, a Toyota e outras empresas de classe mundial usam o desenvolvimento Lean para transformar seus negócios. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2020. 396 p. ISBN 9788582605318.

BURGELMAN, Robert A.; CHRISTENSEN, Clayton M.; WHEELWRIGHT, Steven C.  Gestão estratégica da tecnologia e da inovação: conceitos e soluções. 5. ed. São Paulo: AMGH, 2012. 628 p. ISBN 9788580550900.  

MAGALDI, Sandro; SALIBI NETO, José.  Gestão do amanhã:  tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Gente, 2018. 255 p. ISBN 9788545202295.  

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 495 p. ISBN 852490447X.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. 230 p. (Estudos Culturais em Educação). ISBN 8532620272.