Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Engenharia de Produção
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Gerenciamento de Projetos de Engenharia

Código: 30-592

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-requisitos: 2.000h

 

EMENTA

Definições dos principais conceitos de Gestão de Projetos.  Contexto e Evolução do Gerenciamento de Projetos. Projetos e planejamento estratégico. Causas de fracasso dos projetos na área de engenharia. Fatores de sucesso. As áreas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBoK (Project Management Body of Knowledge):  iniciais, de planejamento, de execução, de controle e de encerramento. Gestão de Portfólio. Ferramentas computacionais para o gerenciamento de projetos de engenharia. Noções de Gestão Ágil de projetos. Abordagens quanto aos Direitos Humanos e Educação Ambiental.

 

OBJETIVOS

Oferecer condições para que o aluno conheça, compreenda e aplique conceitos teóricos e metodologia de apoio ao desenvolvimento de projetos; aplique e sintetize lógicas de soluções de problemas de forma estruturada, trabalhando em equipe e utilizando ferramentas computacionais modernas de planejamento e controle de projetos de engenharia; sintetize a importância do desenvolvimento  de habilidades e valores pessoais como característica-chave da formação e modo de atuação profissional do engenheiro de produção.  Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Conhecer o contexto histórico e evolução do gerenciamento de projetos;

- Identificar as interfaces entre projetos e o planejamento estratégico organizacional;

- Sintetizar conceitos e melhores práticas a respeito do gerenciamento tradicional de projetos, a partir da visão do PMI (Project Management Institute);

- Ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia.

- Aplicar ferramentas computacionais para o planejamento e gerenciamento de projetos;

- Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da elaboração e execução de um projeto aplicado.

- Trabalhar e liderar projetos e equipes multidisciplinares;

- Gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo estratégias e construindo o consenso nas equipes;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – DEFINIÇÕES, CONTEXTO E EVOLUÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Definições dos principais conceitos de Gestão de Projetos. Contexto e Evolução do Gerenciamento de Projetos. Projetos e planejamento estratégico. Causas de fracasso dos projetos na área de engenharia. Fatores de sucesso.  

 

Atividade Prática: Dinâmica para assimilação do conceito de projeto versus rotina.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – GERENCIAMENTO TRADICIONAL DE PROJETOS

As áreas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBoK:  iniciais, de planejamento, de execução, de controle e de encerramento. Noções de Gestão Ágil de projetos. Atividade Prática: Dinâmica para reconhecimento das áreas de conhecimento e processos, por meio da análise de cases.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – INICIAÇÃO E PLANEJAMENTO

Seleção de projetos alinhados ao plano estratégico da empresa. Desenvolvimento do Termo de Abertura do  Projeto. Visão Geral do Plano do projeto de engenharia. Definição do Escopo do Projeto. Detalhamento do escopo e criação de uma EAP – Estrutura Analítica do Projeto (WBS  - Work Breakdown Structure).

 

Atividade Prática: Exercício para aplicação da EAP.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – ESTIMANDO TEMPO E RECURSOS

Definição de atividades. Sequenciamento de atividades. Estimativa de recursos e duração da atividade. Desenvolvimento do cronograma. Ferramentas computacionais para gerenciamento do tempo e de recursos.

 

Atividade Prática: Exercício de elaboração de um cronograma em software específico.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – ESTRUTURA DE CUSTOS E GESTÃO DA QUALIDADE

Estimativa de custos. Orçamentação. Elaboração da Linha de Base dos Custos. Elaboração do Plano de Qualidade: critérios e padrões. Planejamento da Garantia da Qualidade de Projeto e da Qualidade do Produto.  

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – GESTÃO DE PESSOAS E DA COMUNICAÇÃO

Planejamento de recursos humanos. Formatos de definição de funções e responsabilidades. Matriz de responsabilidades. Histogramas de recurso. Plano de Comunicações.

 

Atividade Prática: Exercício de elaboração de um histograma em software específico.

 

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – PLANEJAMENTO DE AQUISIÇÕES, CONTRATAÇÕES E RISCOS

Especificação dos itens a serem contratados. Preparação das Solicitações de Compra. Seleção de fornecedores. Identificação de riscos. Análise qualitativa e quantitativa de riscos. Matriz  de probabilidade e impacto. Planejamento de respostas a riscos.

 

TDE 05 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 07.

 

UNIDADE DE ENSINO 08 – GESTÃO DE MUDANÇAS E CONTROLE DO PROJETO  

Componentes de um processo de controle de mudanças. Controle do escopo, análise de impacto de custo e prazo em função das mudanças. Controle do cronograma. Controle de custos. Monitoramento e controle de riscos. Elaboração de relatórios de progresso.

 

UNIDADE DE ENSINO 09 – EXECUÇÃO E ENCERRAMENTO DO PROJETO

Execução do projeto. Benefícios do correto encerramento do projeto. Lições aprendidas. Avaliação dos resultados do projeto

 

UNIDADE DE ENSINO 10 – GESTÃO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS

Relação entre projetos, programas e portfólios. Alinhamento estratégico do portfólio de projetos. Técnicas para seleção, categorização e priorização de projetos. Monitoramento de portfólio. Gestão de riscos do portfólio. Modelos de maturidade em gerenciamento de portfólio de projetos. Atividade Prática: Exercício para selecionar, categorizar e priorizar projetos para formação de um portfólio.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas  com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de  softwares específicos. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico,  ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a  verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes  instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20%  da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano  de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser  adotada e os  conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PROJECT  MANAGEMENT INSTITUTE.  A Guide to the project management body of knowledge. 5. ed. United States: ANSI, 2013. 599 p. ISBN 9781935589679. KERZNER, Harold.

Gestão de projetos: as melhores práticas. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2020. 784 p. ISBN 9788582605295.

CASAROTTO FILHO, Nelson. Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2016. 248 p. ISBN 9788597006933.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KEELING, Ralph; BRANCO, Renato Henrique Ferreira.  Gestão de projetos: uma abordagem global. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 269 p. ISBN 9788502180321.

KNAPP, Jake; ZERATSKY,

John; KOWITZ, Braden. Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017. ISBN: 9788551001523.

MORGAN, James; LIKER, Jeffrey K.  Projetando o Futuro:  como a Ford, a  Toyota e outras empresas de classe mundial usam o desenvolvimento Lean para transformar seus negócios. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2020. 396 p. ISBN 9788582605318.

GOLDRATT, Eliyahu M.  Corrente crítica. 1. ed. São Paulo: Nobel, 2014. 268 p. ISBN 9788521318354.

PEREIRA, Leandro. Gestão de conhecimento em projetos. Lisboa: FCA, 2011. 236 p. ISBN 978972722679.  

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 495 p. ISBN 852490447X.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. 230 p. (Estudos Culturais em Educação). ISBN 8532620272.

BRAGA, Benedito et al. Introdução à engenharia ambiental: o desafio do desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013. 334 p. (Ciências Ambientais). ISBN 9788576050414.

Fique por dentro

Ver mais