DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Estratégia e Dinâmica Organizacional Código: 30-591 Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h) Créditos: 04 Pré-Requisitos: 2.000h
EMENTA Conceitos e a evolução da gestão estratégica nas empresas. Análise e definição estratégica. Competitividade através da manufatura. Formulação da estratégia de manufatura. Visão Baseada em Recursos. O papel das tecnologias de processo. Gerenciamento de mudanças tecnológicas. Operações em serviços. Estratégia de operações em serviços. Cultura e mudança organizacional, valores e perfil do engenheiro para o sucesso da estratégia organizacional. Avaliação dos resultados. Abordagens quanto a História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena e Direitos Humanos.
OBJETIVOS A disciplina visa capacitar o aluno a compreender o processo de planejamento e implantação de estratégias corporativas e de negócios, e tenha condição de discutir e pôr em prática conceitos, elementos e técnicas necessárias a gestão das estratégias funcionais de produção. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Ser capaz de compreender o processo de planejamento e implantação de estratégias corporativas e de negócios; - Aplicar técnicas para posicionamento competitivo; - Analisar o ambiente externo e interno quanto aos aspectos de competitividade; - Identificar e analisar cenários para definição de estratégias em nível operacional, tático e corporativo; - Entender a importância da manufatura no processo de definição de estratégias organizacionais; - Definir estratégias para a função produção; - Perceber o papel do engenheiro no processo de planejamento e implantação de estratégias; - Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através de atividades práticas; - Trabalhar e liderar projetos e equipes multidisciplinares; - Liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo estratégias e construindo o consenso nas equipes; - Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos;
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – A GESTÃO ESTRATÉGICA Conceitos e a evolução da gestão estratégica nas empresas. Análise dos modelos teóricos sobre estratégia nas organizações, contemplando abordagens para elaboração e execução de estratégias para novas configurações organizacionais e novos mercados e critérios de sustentabilidade organizacional, a exemplo da economia solidária e desempenho sustentável das organizações.
Atividade Prática: Dinâmica para apropriação de conceitos e técnicas de análise estratégica.
TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – A ANÁLISE ESTRATÉGICA Análise estratégica: Inteligência Competitiva e Modelo das Forças competitivas; Matriz SWOT. Definição das estratégias em nível empresarial. Definição das estratégias em nível de Unidade de Negócio. Estratégicas Genéricas de Porter e Curva de experiência. Análise do processo de formulação e implementação das estratégias nas empresas. Atividade Prática: Dinâmica para definição do posicionamento competitivo de uma empresa real. Atividade Prática: Exercício para fixação dos conteúdos previstos na Unidade de Ensino 02.
TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – ESTRATÉGIA DE MANUFATURA Competitividade através da manufatura. O link entre a manufatura e a estratégia organizacional Teoria do Missing link e fábricas focalizadas. Objetivos de desempenho. Formulação da estratégia de manufatura. Visão Baseada em Recursos. Planejamento de capacidade de longo prazo. O papel das tecnologias de processo.
Atividade Prática: Exercício para aplicação dos conteúdos previstos na Unidade de Ensino 03.
TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – ESTRATÉGIA EM SERVIÇOS Operações em serviços. Estratégia de operações em serviços. Atividade Prática: Exercício para fixação dos conteúdos previstos na Unidade de Ensino 04.
UNIDADE DE ENSINO 05 – O PAPEL DO ENGENHEIRO GESTÃO ESTRATÉGICA Gerenciamento de mudanças tecnológicas. Cultura e mudança organizacional, valores e perfil do engenheiro para o sucesso da estratégia organizacional. A avaliação dos resultados. Atividade Prática: Exercício para aplicação dos conteúdos previstos na Unidade de Ensino 05.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de softwares específicos. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA MINTZBERG, Henry et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 496 p. ISBN 8536305878. SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistar; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 698 p. ISBN 9788597002676. PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. 362 p. ISBN 8535215263.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR KAPLAN, Robert S; NORTON, David P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 471 p. ISBN 853521268X. RAHALAD, C.K.; HAMEL, Gary. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 2005. 373 p. ISBN 9788535215441. MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 392 p. ISBN 9788577807215. GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000. 380 p. ISBN 8573076534. KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e ornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 278 p. ISBN 9788535284218. CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 495 p. ISBN 852490447X. FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2005. 230 p. (Estudos Culturais em Educação). ISBN 8532620272.
|