Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO  

Disciplina: Modelagem e Otimização de Sistemas Produtivos

Código: 30-590

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Créditos: 04  

Pré-Requisitos: 30-588

 

EMENTA

Introdução à  simulação. Conceitos sobre modelagem e simulação. Metodologia de desenvolvimento de modelagens e simulação. Análise de dados de entrada e saída. Aplicações de simulação em manufatura e serviços. Projeto de simulação.  

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver a capacidade de analisar os  problemas típicos de engenharia de produção a partir da modelagem e simulação de sistemas produtivos, utilizando técnicas computacionais para validar as soluções encontradas via simulação considerando o ambiente de decisão que cerca este  tipo de análise. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise de informações para modelagem e otimização de sistemas produtivos;

- Verificar, validar e prever resultados por meio de modelos, validando-os por meio de técnicas adequadas;

- Conceber soluções criativas, desejáveis e viáveis, nos sistemas produtivos;

- Ser capaz de desenvolver soluções inovadoras para otimização de sistemas produtivos;

-  Ser capaz de usar tecnologias digitais de informação e comunicação, mantendo-se sempre atualizado sobre métodos e tecnologias disponíveis;

-  Gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias de otimização de sistemas produtivos e construindo o consenso;

- Atuar sempre respeitando a legislação e a ética nas soluções de engenharia;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos;

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO A SIMULAÇÃO

Conceitos básicos. Conceito de Simulação de elementos discretos. Importância da simulação.

Vantagens e desvantagens da simulação. Aplicações de simulação em manufatura e serviços.

 

Atividade prática: Atividade conforme os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – CONCEITOS SOBRE MODELAGEM E SIMULAÇÃO

Modelo Estático ou dinâmico. Modelo Determinístico ou Estocástico. Modelo Discreto ou Contínuo. Terminologia básica utilizada em modelagem e simulação de sistemas.

 

Atividade prática: Atividade conforme os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03  – METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE MODELAGENS E

SIMULAÇÃO

Mapeamento de fluxo. Representação de processos. Layout. Teoria das restrições. Projeto de fábrica. Sequenciamento de produção do MIX de produtos. Melhorias no  layout produtivo. Simulação de Monte Carlo. Cadeias de Markov. Teoria das filas.  

Atividade prática: Atividade conforme os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – ANÁLISE DE DADOS DE ENTRADA E SAÍDA

Coleta de dados. Analise de dados. Tratamento de dados analisados.

 

Atividade prática 04: Atividade conforme os conteúdos da unidade 04.

TDE 04- Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – PROJETO DE SIMULAÇÃO

Coleta de dados. Modelagem. Testes e validação do modelo. Elaboração de alternativas e cenários. Análise de resultados.  

Atividade prática: Atividade conforme os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

TDE 05 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos),  ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução  de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise  de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de  softwares específicos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos  Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HILLIER, Frederick S; LIEBERMAN, Gerald J. Introdução à pesquisa operacional. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. xxii, 1005 p. ISBN 9788580551181.

ANDRADE, Eduardo Leopoldino de. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisões. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015. xvii, 200 p. ISBN 9788521629429. CHWIF, Leonardo; MEDINA, Afonso C. Modelagem e simulação de eventos discretos: teoria & aplicações. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 294 p. ISBN 9788535279320.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GARCIA, Cláudio. Modelagem e simulação de processos industriais e de sistemas eletromecânicos. 2. ed. rev., ampl. São Paulo: Edusp, 2009. 678 p. (Acadêmica; 11). ISBN 9788531409042.

SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistar; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 698 p. ISBN 9788597002676.

PIZZOLATO, Nélio D.; GANDOLPHO, André Alves. Técnicas de otimização. Rio de Janeiro: LTC, 2009. xv, 225 p. ISBN 9788521617235.

SHINGO, Shigeo. O Sistema Toyota de produção: do ponto de vista da engenharia de produção. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. 291 p. ISBN 9788573071696.

PRADO, Darci. Teoria das filas e da simulação. Nova Lima: Falconi, 2014. 152 p. (Pesquisa operacional; v.2). ISBN 9788598254661.