Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO  

Disciplina: Planejamento, Programação e Controle da Produção  

Código: 30-588

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Créditos: 04  

Pré-Requisitos: 30-580, 30-584

 

EMENTA

Estrutura de planejamento nas organizações. Horizontes de Planejamento; Previsão de demanda: Padrões de demanda, previsão e planejamento, processo de previsão, métodos de previsão para os modelos constante, linear e sazonal, variância e controle do erro de previsão. Planejamento agregado: importância estratégica e modelos matemáticos. Demanda dependente e demanda independente; do programa mestre. Planejamento das necessidades de materiais (MRP, MRPII, ERP). Lista de materiais. Interfaces Funcionais. Desenvolvimento de programa mestre. Registros de estoque. Fatores importantes para o MRP. Resultados de MRP. Sequenciamento de produção e programação da produção de curto prazo.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver a capacidade para o planejamento e controle dos recursos do processo produtivo, com o objetivo de gerar bens e serviços, através de uma visão macro de todos os processos de produção, dominando as filosofias /sistemas que agregam valor e eficiência aos processos fabris. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise de informações a respeito do planejamento e controle da produção;

- Verificar e validar modelos em planejamento e controle da produção;

- Ser capaz de determinar parâmetros operacionais de controle de produção;

-  Ser capaz de aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar e coordenar  a programação da produção;

- Ser capaz de expressar-se adequadamente na transmissão de informações entre os setores de produção;

- Gerenciar o controle da produção em todos os seus aspectos;

- Atuar sempre respeitando a legislação e a ética nas soluções de engenharia;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO

Conceito e Finalidade de Planejamento da Produção. Fases do Planejamento da Produção.

 

Atividade prática: Atividade relativa ao conteúdo da Unidade de Ensino 01.

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

Conceito e Objetivos da Programação da Produção. Fases da Programação da Produção. Análise da Capacidade de Produção.

 

Atividade prática: Atividade relativa ao conteúdo da Unidade de Ensino 02.

 

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – CONTROLE E ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO

Conceito de Controle da Produção. Finalidades ou Funções do Controle da Produção. Objetivos e Fases do Controle da Produção.  Métodos de Controle da Produção. Tipos ou Níveis de Controle da Produção.

 

Atividade prática: Atividade relativa ao conteúdo da Unidade de Ensino 03.

 

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE PPCP

O Diagnostico Atual  da Situação Referente ao PPCP. Estabelecimento de Objetivos Para a Estruturação do PPCP. A Definição e Descrição dos Subsistemas Necessários. A  Informatização do Sistema de PPCP.

 

Atividade prática: Atividade relativa ao conteúdo da Unidade de Ensino 04.

 

TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados  recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de  softwares específicos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da  disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente  de  acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada  e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORRÊA, Henrique L.; GIANESI, Irineu G. N; CAON, Mauro. Planejamento, programação e controle da produção: MRP II/ERP: conceitos, uso e implantação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 434 p. ISBN 9788522448531.  

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos, A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 680 p. ISBN 9788522469185

KERZNER, Harold. Gerenciamento de projetos: uma abordagem sistêmica para planejamento, programação e controle. São Paulo: Blucher, 2015. 781 p. ISBN 9788521208419.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRITO, Rodrigo G. F. A.; PAROLIN, J. E. Planejamento, programação e controle da produção. São Paulo: IMAM, [19--]. 75 p.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 722 p. ISBN 9788522453535.

SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistar; JOHNSTON, Roberta. Administração da produção.4. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 698 p. ISBN 9788597002676.

COSTA, Luis Sergio Salles; CAULLIRAUX, Heitor M (Org.). Manufatura integrada por computador: sistemas integrados de produção: estratégia, organização, tecnologia e recursos humanos. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 420 p. ISBN 8570019629 (broch.).

TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 220 p. ISBN 8522424268.