Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Custos Industriais

Código: 30-587  

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-requisitos: 30-486

 

EMENTA

Conceitos, princípios e métodos de apuração de custos.  Sistema de custos. Classificação de custos. Custos de estoque. Princípios de custeio: absorção total, absorção parcial, absorção ideal e variável parcial. Departamentalização. Critérios de rateio dos custos indiretos. Métodos de custeio: custo-padrão, centros de custo, custeio baseado em atividades (Activity-Based Costing - ABC) e Unidades de Esforço de Produção (UEP’s). Orçamento Matricial (OM). Custos da qualidade. Análise do Ponto de Equilíbrio e da relação Custo-Volume-Lucro. Margem de contribuição. Contribuição marginal e limitações na capacidade produtiva. Custeio variável. Formação do preço de venda e decisões sobre adquirir ou produzir. Margem de segurança e alavancagem operacional. Gestão estratégica de custos.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver a visão crítica e reflexiva acerca dos sistemas de apuração e análise de custos de produção, levando em consideração os princípios e métodos clássicos de custeio, rateio e análise do resultado para tomada de decisão estratégica com base em custos. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Sintetizar conceitos e princípios de apuração de custos;

- Delinear critérios de rateio de custos indiretos;

- Aplicar métodos clássicos de custeio;

- Analisar sistemas produtivos sob a ótica de custos diretos e indiretos;

- Tomar decisão quanto a estratégia produtiva e de venda com base em custos;

- Desenvolver medidas para a redução de custos em processos produtivos;

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01  –  FUNDAMENTOS DA  CONTABILIDADE EM SISTEMAS

PRODUTIVOS

Origem, evolução e objetivos da contabilidade de custos. Definições  básicas e  classificação de custos. O custo como elemento de tomada de decisão. Custos de Estoque.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PRINCÍPIOS DE CUSTEIO

Custeio  por  absorção total. Custeio por absorção parcial. Custeio por absorção ideal. Custeio variável parcial. Custeio variável. Principais vantagens e/ou desvantagens de cada um deles.

 

Atividade Prática:  Dinâmica para aplicação dos princípios de custeio.

 TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – CONSIDERAÇÃO DE PERDAS

Consideração de quebras, sobras, refugos e unidades defeituosas (retrabalhos). Custo da ociosidade e ineficiência.

 

Atividade Prática: Exercícios para determinação dos custos atrelados a perdas no processo.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – MÉTODOS DE CUSTEIO

Departamentalização. Critérios de rateio dos custos indiretos. Métodos de custeio: custo-padrão, centros de custo, custeio baseado em atividades (Activity-Based Costing  - ABC) e Unidades de Esforço de Produção (UEP’s).

 

Atividade Prática: Exercícios para aplicação dos métodos de custeio.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – MÉTODOS CORRELATOS PARA GESTÃO DE CUSTOS

O Processo orçamentário, Orçamento Base-Zero (OBZ) e Orçamento Matricial (OM). Custos relacionados a qualidade (CRQ): custos de inspeção e de prevenção. Custos da não-qualidade. Custos das falhas internas e externas. Critérios para avaliação de estoques. Custeio por ordem e custeio por processo. Custos conjuntos.

 

Atividade Prática: Exercícios para aplicação dos métodos correlatos de análise de custo.

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

UNIDADE DE ENSINO 06 – GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

Análise  do Ponto de Equilíbrio e da relação Custo-Volume-Lucro. Margem de contribuição. Contribuição marginal e limitações na capacidade produtiva. Custeio variável. Formação do preço de venda e decisões sobre adquirir ou produzir. Margem de segurança e alavancagem operacional. Gestão estratégica de custos.

 

Atividade Prática:  Dinâmica para análise estratégica de custos.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de  softwares específicos.  

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 408 p. ISBN 978-8597017816.

CREPALDI, Silvio A.; CREPALDI, Guilherme S. Contabilidade Gerencial: teoria e prática. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 640 p. ISBN 978-8597010725.

BEULKE, Rolando; BERTÓ, Dálvio J. Gestão de custos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 388 p. ISBN 9788502147577.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SOUZA, Marcos Antonio de; DIEHL, Carlos Alberto. Gestão de custos: uma abordagem integrada entre contabilidade, engenharia e administração. São Paulo: Atlas, 2009. 323 p. ISBN 9788522454037.

HORNGREN, Charles Thomas; DATAR, Srikant M.; FOSTER, George. Contabilidade de custos: ma abordagem gerencial. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. 2 v. ISBN 9788587918406.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de custos fácil. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 261 p. (Fácil) ISBN 9788502202085.

BORNIA, Antonio Cezar. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 214 p. ISBN 9788522459582

THEISS, José Reinaldo; KRIECK, Manfredo. Custos e preços sugeridos de venda: serviços, comércio e indústria: enfoques essencialmente práticos. Blumenau: Odorizzi, 2005. 147 p. ISBN 8586502901.