Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Engenharia de Produção
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Liderança

Código: 30-583

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-271

 

EMENTA

Conceitos, abordagens e atribuições da Liderança. Líder na visão dos gurus: Peter Drucker, Lee Yacocca, Ricardo Semler, Jack Welsch, Warrem Bennis, Ram Charam, entre outros. Estilos de liderança orientados  para responsabilidades e resultados. Liderança 360 graus. Técnicas de comunicação, negociação e processo de  feedback. Gerenciamento de conflitos. Inteligência Emocional. O trabalho em equipe. Dinâmica de equipes: formação e manutenção. O  papel das equipes  de trabalho. Competências e habilidades das equipes. Equipes de Alta Performance. Processo decisório e a tomada de decisão compartilhada. Princípios e lógica para geração de resultados. Toyota Kata: gerenciamento de pessoas para melhoria, adaptabilidade e  resultados, na transição da manufatura tradicional para organizações Lean. Abordagens quanto a História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, Direitos Humanos e Políticas de Acessibilidade.

 

OBJETIVOS

Desenvolver habilidades de  liderança para que os alunos possam estruturar e conduzir equipes focadas em resultados de forma consistente e com qualidade, capacitando e  aprimorando as lideranças na área da engenharia, e mostrando de forma prática como se comunicar, delegar tarefas, dar  feedback  de forma construtiva e a montar estratégias e metas factíveis e desafiadoras.

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Sintetizar conceitos, abordagens e atribuições da Liderança;

- Ser capaz de aplicar técnicas de comunicação, negociação e processo de feedback;

- Elaborar e executar um plano de ações com metas e indicadores conciso;

- Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da apresentação de seminários;

- Trabalhar e liderar projetos e equipes multidisciplinares;

- Gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo estratégias e construindo o consenso nas equipes;

- Reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais);

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – LIDERANÇA: CONCEITOS, ABORDAGENS E ATRIBUIÇÕES

Conceitos, abordagens e atribuições da Liderança. Líder na visão dos gurus: Peter Drucker, Lee Yacocca, Ricardo Semler, Jack Welsch, Warrem Bennis, Ram Charam, entre outros. Estilos de liderança  orientados para responsabilidades e resultados. Liderança 360 graus. Estilos de liderança: Grid Gerencial, relacionamento x performance, quadrantes da liderança. Autocrático, Democrático e Impulsionador.

 Atividade Prática: Dinâmica para assimilação de conceitos e abordagens.

 

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – COMUNICAÇÃO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Técnicas de comunicação, negociação e processo de  feedback. Conceito. A importância da comunicação para a liderança. Perfis dos comunicadores (canais de comunicação e estilos de receptores). Atitudes facilitadoras da comunicação. Atitudes comunicativas na prática da liderança. Como gerenciar conflitos e formar outros líderes. Inteligência Emocional, delegação e empowerment.

 

Atividade Prática: Dinâmica para aplicação de técnicas de comunicação e feedback.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – TRABALHO EM EQUIPE

O trabalho em equipe. Dinâmica de equipes: formação e manutenção. O papel das equipes de trabalho. Competências e habilidades das equipes. Equipes de Alta Performance.  Assessment. Estratégias para aumentar o desempenho  a partir do perfil do líder; Autoconhecimento e percepção das diferenças.

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – PROCESSO DECISÓRIO E RESULTADOS

Processo decisório: Conceito. Estrutura. Ciclo PDCA. Tomada de decisão compartilhada.

Identificação de melhorias. Princípios e lógica para geração de resultados: Quatro eixos do foco em resultados, estabelecimento de plano de ação conciso e sistemas de indicadores para medição de resultados.

 

Atividade Prática: Exercício para aplicação do PDCA e elaboração de um plano de ação.

 

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 5 – MODELO TOYOTA PARA GESTÃO DE PESSOAS

Toyota Kata: gerenciamento de pessoas para melhoria, adaptabilidade e resultados, na transição da manufatura tradicional para organizações Lean. O modelo Toyota de liderança Lean.

 

Atividade Prática: Exercício para sintetização do modelo Toyota de liderança.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias:  tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização  de  softwares específicos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do  semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas  orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BLANCHARD, Kenneth H. Liderança de alto nível: como criar e liderar organizações de alto desempenho. Porto Alegre: Bookman, 2007. 356 p. ISBN 0132347725.

ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Education, 2014. 660 p. ISBN

9788576055693.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 614 p. ISBN 9788535237542.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Harvard Business Review. Gerenciando pessoas: Os melhores artigos da Harvard Business Review sobre como liderar equipes. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. 224 p. ISBN 978-8543106465.

CANERGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. 1. Ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 256 p. ISBN 9788543108681.

LIKER, Jeffrey K; CONVIS, Gary L. O Modelo Toyota de liderança Lean: como conquistar e manter a excelência pelo desenvolvimento de lideranças. Porto Alegre: Bookman, 2013. 252 p.

ISBN 9788582600153.

ROTHER, Mike. Toyota Kata: gerenciando pessoas para melhoria, adaptabilidade e resultados excepcionais. Porto Alegre: Bookman, 2010. 256 p. ISBN 9788577807062.

MAGALDI, Sandro; SALIBI NETO, José. Gestão do amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Gente, 2018. 255 p. ISBN 9788545202295.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 495 p. ISBN 852490447X.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. 230 p. (Estudos Culturais em Educação). ISBN 8532620272.

SONZA, Andréa Poletto (Org.). Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves: IFRN, 2013. 352 p. (Novos Autores da Educação Profissional e Tecnológica). ISBN 9788577702077.

CARVALHO E CASTRO, Jary. Ir e Vir – Acessibilidade: compromisso de cada um. Campo Grande: Gráfica Gibim e Editora, 2013. 128 p. ISBN 978-85-61160-11-1.

SALTON, Bruna Poletto; DALL AGNOL, Anderson; TURCATTI, Alissa. Manual de acessibilidade em documentos digitais. Bento Gonçalves: IFRS, 2017. 108 p. ISBN 9788564961074.

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