DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Liderança Código: 30-583 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Créditos: 02 Pré-Requisitos: 30-271
EMENTA Conceitos, abordagens e atribuições da Liderança. Líder na visão dos gurus: Peter Drucker, Lee Yacocca, Ricardo Semler, Jack Welsch, Warrem Bennis, Ram Charam, entre outros. Estilos de liderança orientados para responsabilidades e resultados. Liderança 360 graus. Técnicas de comunicação, negociação e processo de feedback. Gerenciamento de conflitos. Inteligência Emocional. O trabalho em equipe. Dinâmica de equipes: formação e manutenção. O papel das equipes de trabalho. Competências e habilidades das equipes. Equipes de Alta Performance. Processo decisório e a tomada de decisão compartilhada. Princípios e lógica para geração de resultados. Toyota Kata: gerenciamento de pessoas para melhoria, adaptabilidade e resultados, na transição da manufatura tradicional para organizações Lean. Abordagens quanto a História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, Direitos Humanos e Políticas de Acessibilidade.
OBJETIVOS Desenvolver habilidades de liderança para que os alunos possam estruturar e conduzir equipes focadas em resultados de forma consistente e com qualidade, capacitando e aprimorando as lideranças na área da engenharia, e mostrando de forma prática como se comunicar, delegar tarefas, dar feedback de forma construtiva e a montar estratégias e metas factíveis e desafiadoras. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Sintetizar conceitos, abordagens e atribuições da Liderança; - Ser capaz de aplicar técnicas de comunicação, negociação e processo de feedback; - Elaborar e executar um plano de ações com metas e indicadores conciso; - Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da apresentação de seminários; - Trabalhar e liderar projetos e equipes multidisciplinares; - Gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo estratégias e construindo o consenso nas equipes; - Reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais); - Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – LIDERANÇA: CONCEITOS, ABORDAGENS E ATRIBUIÇÕES Conceitos, abordagens e atribuições da Liderança. Líder na visão dos gurus: Peter Drucker, Lee Yacocca, Ricardo Semler, Jack Welsch, Warrem Bennis, Ram Charam, entre outros. Estilos de liderança orientados para responsabilidades e resultados. Liderança 360 graus. Estilos de liderança: Grid Gerencial, relacionamento x performance, quadrantes da liderança. Autocrático, Democrático e Impulsionador. Atividade Prática: Dinâmica para assimilação de conceitos e abordagens.
TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – COMUNICAÇÃO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Técnicas de comunicação, negociação e processo de feedback. Conceito. A importância da comunicação para a liderança. Perfis dos comunicadores (canais de comunicação e estilos de receptores). Atitudes facilitadoras da comunicação. Atitudes comunicativas na prática da liderança. Como gerenciar conflitos e formar outros líderes. Inteligência Emocional, delegação e empowerment.
Atividade Prática: Dinâmica para aplicação de técnicas de comunicação e feedback.
UNIDADE DE ENSINO 03 – TRABALHO EM EQUIPE O trabalho em equipe. Dinâmica de equipes: formação e manutenção. O papel das equipes de trabalho. Competências e habilidades das equipes. Equipes de Alta Performance. Assessment. Estratégias para aumentar o desempenho a partir do perfil do líder; Autoconhecimento e percepção das diferenças. TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – PROCESSO DECISÓRIO E RESULTADOS Processo decisório: Conceito. Estrutura. Ciclo PDCA. Tomada de decisão compartilhada. Identificação de melhorias. Princípios e lógica para geração de resultados: Quatro eixos do foco em resultados, estabelecimento de plano de ação conciso e sistemas de indicadores para medição de resultados.
Atividade Prática: Exercício para aplicação do PDCA e elaboração de um plano de ação.
TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.
UNIDADE DE ENSINO 5 – MODELO TOYOTA PARA GESTÃO DE PESSOAS Toyota Kata: gerenciamento de pessoas para melhoria, adaptabilidade e resultados, na transição da manufatura tradicional para organizações Lean. O modelo Toyota de liderança Lean.
Atividade Prática: Exercício para sintetização do modelo Toyota de liderança.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de softwares específicos.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA BLANCHARD, Kenneth H. Liderança de alto nível: como criar e liderar organizações de alto desempenho. Porto Alegre: Bookman, 2007. 356 p. ISBN 0132347725. ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Education, 2014. 660 p. ISBN 9788576055693. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 614 p. ISBN 9788535237542.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Harvard Business Review. Gerenciando pessoas: Os melhores artigos da Harvard Business Review sobre como liderar equipes. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. 224 p. ISBN 978-8543106465. CANERGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. 1. Ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 256 p. ISBN 9788543108681. LIKER, Jeffrey K; CONVIS, Gary L. O Modelo Toyota de liderança Lean: como conquistar e manter a excelência pelo desenvolvimento de lideranças. Porto Alegre: Bookman, 2013. 252 p. ISBN 9788582600153. ROTHER, Mike. Toyota Kata: gerenciando pessoas para melhoria, adaptabilidade e resultados excepcionais. Porto Alegre: Bookman, 2010. 256 p. ISBN 9788577807062. MAGALDI, Sandro; SALIBI NETO, José. Gestão do amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Gente, 2018. 255 p. ISBN 9788545202295. CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 495 p. ISBN 852490447X. FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. 230 p. (Estudos Culturais em Educação). ISBN 8532620272. SONZA, Andréa Poletto (Org.). Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves: IFRN, 2013. 352 p. (Novos Autores da Educação Profissional e Tecnológica). ISBN 9788577702077. CARVALHO E CASTRO, Jary. Ir e Vir – Acessibilidade: compromisso de cada um. Campo Grande: Gráfica Gibim e Editora, 2013. 128 p. ISBN 978-85-61160-11-1. SALTON, Bruna Poletto; DALL AGNOL, Anderson; TURCATTI, Alissa. Manual de acessibilidade em documentos digitais. Bento Gonçalves: IFRS, 2017. 108 p. ISBN 9788564961074. |