DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Métodos Heurísticos em Sistemas de Produção Código: 30-582 Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h) Créditos: 02
EMENTA Introdução, complexidade computacional, características e classificação de métodos heurísticos. Análise de casos clássicos em métodos heurísticos. Análise empírica de métodos heurísticos. Metaheurísticas: Simulated Annealing, Algoritmos Genéticos, Busca Tabu, GRASP, Colônia de Formigas.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver a capacidade de explorar, pesquisar, observar, estudar, inventar e criar soluções para problemas em sistemas de produção, desenvolvendo o raciocínio lógico, o pensamento lateral e a criatividade para simplificar problemas complexos, dividindo-os em pequenas partes, de resolução mais fácil, procurando que através das respostas de cada uma se possa chegar à resposta ao problema principal. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados: - Formular de maneira ampla e sistêmica questões de engenharia em sistemas de produção; - Verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas; - Ser capaz de conceber soluções criativas desejáveis e viáveis em sistemas de produção; - Ser capaz de planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação de soluções heurísticas em engenharia; - Ser capaz de usar tecnologias digitais e de informação, mantendo-se atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis; - Definir estratégias construindo consenso em grupo; - Atuar sempre respeitando a legislação e a ética nas soluções em sistemas de produção; - Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO, COMPLEXIDADE COMPUTACIONAL, CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO DE MÉTODOS HEURÍSTICOS Apresentar conceitos básicos sobre a complexidade computacional e algoritmos. Classificar e caracterizar métodos heurísticos.
Atividade prática: Atividade relativa ao conteúdo da Unidade de Ensino 01.
TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – ANALISE DE CASOS CLASSICOS EM METODOS HEURISTICOS Problema do caixeiro viajante. o problema de programação de tarefas em máquinas paralelas. O problema da mochila.
Atividade prática: Atividade relativa ao conteúdo da Unidade de Ensino 02.
TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – ANÁLISE EMPÍRICA DE MÉTODOS HEURÍSTICOS Levantamento de dados fatos ou situações relevantes para a aplicação de métodos heurísticos.
Atividade prática: Atividade relativa ao conteúdo da Unidade de Ensino 03.
TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – METAHEURÍSTICAS: SIMULATED ANNEALING, ALGORITMOS GENÉTICOS, BUSCA TABU, GRASP, COLÔNIA DE FORMIGAS Exposição de conjunto de conceitos que pode ser utilizado para definir métodos heurísticos aplicáveis a uma ampla gama de problemas diversos.
Atividade prática: Atividade relativa ao conteúdo da Unidade de Ensino 04.
TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de softwares específicos.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA GOLDBARG, Elizabeth Ferreira, G; GOLDBARG, Marco Cesar; LUNA, Henrique Pacca L. Otimização Combinatória e Meta-heurísticas - Algoritmos e Aplicações. 1.ed. São Paulo: GEN LTC, 2015. 416p. ISBN 9788535278125. HILLIER, Frederick S; LIEBERMAN, Gerald J. Introdução à pesquisa operacional. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. xxii, 1005 p. ISBN 9788580551181. LINDEN, Ricardo. Algoritmos genéticos: uma importante ferramenta da inteligência computacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2008. xxii, 400 p. ISBN 9788574523736
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SOUZA, Marco Antonio Furlan de et al. Algoritmos e lógica de programação: um texto introdutório para engenharia. 2. ed., rev. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2011. xxiii, 227 p. ISBN 9788522111299. PÓLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995. 179 p. MITROFF, Ian I.; RODRIGUES, Ana Beatriz; CELESTE, Priscilla Martins (Trad.). Tempos difíceis, soluções inovadoras: a arte de fazer as perguntas certas e resolver os problemas certos . Rio de Janeiro: Campus, 1999. 181 p. ISBN 8535204520 KELLER, Vicente; BASTOS, Cleverson Leite. Aprendendo lógica. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 143 p. ISBN 8532606555. ARENALES, Marcos Nereu et al. Pesquisa operacional: para cursos de engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. xvii, 523 p. (Campus-Abepro Engenharia de Produção). ISBN 8535214543. ANDRADE, Eduardo Leopoldino de. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisões. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 192 p. ISBN 8521614128. |