Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Engenharia de Produção
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Sistemas de Qualidade

Código: 30-581

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h)  (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requisitos: 30-271

 

EMENTA

Introdução e Histórico da Gestão da Qualidade. Sistema e Elementos de Gestão da Qualidade. Excelência em Gestão da Qualidade. Qualidade em Projetos de Engenharia.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver no aluno habilidades para compreensão, interpretação e operação de sistemas e metodologias de gestão da qualidade, com foco na gestão operacional das cadeias de  valor buscando características críticas da qualidade mensuráveis e consequentemente controláveis para garantir as expectativas dos clientes com estratégias de melhoria contínua, e de excelência empresarial.   Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Conhecer o histórico da Gestão da Qualidade e seus principais gurus;

- Entender os conceitos e princípios da Qualidade;

- Compreender os custos da não-qualidade;

- Aplicar sistematicamente as metodologias PDCA e MASP;

- Conhecer e aplicar as 7 ferramentas da Qualidade;

- Compreender a metodologia dos Ciclos da Qualidade;

- Capacitar para criação de mecanismos à prova de erro;

- Conhecer e aplicar sistemas de detecção e correção imediatos;

- Entender e aplicar os conceitos da Gestão por Processos;

- Analisar parâmetros críticos mensuráveis da voz do cliente e voz do processo.

- Compreender a necessidade do desdobramento da função qualidade para o desenvolvimento de produtos;

- Aplicar sistematicamente a Gestão Integrada da Qualidade.

- Avaliar a Estruturação para um Modelo de Excelência da Gestão da Qualidade;

-  Compreender e desenvolver estratégias para gestão do conhecimento em qualidade de processos;

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos propostos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE

Trabalhar as origens históricas da Gestão Qualidade através dos princípios, metodologias e sistemas desenvolvidos pelos grandes gurus da qualidade. Apresentar a evolução da Gestão da Qualidade na história da manufatura até os atuais Modelo de Excelência da Gestão da Qualidade.

O custo da não-qualidade.

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 01.

Atividade prática: Realização de exercícios baseados em problematização.  

 

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – FERRAMENTAS DA QUALIDADE  

Conceituar e trabalhar as  etapas de implementação do ciclo sistêmico de Deming (PDCA), e a implementação teórica e prática das fases do Gerenciamento Total da Qualidade (TQM) de Juran. As 7 ferramentas básicas da qualidade. Análise e aplicação prática dos ciclos da Qualidade de Ishikawa. Dispositivos à prova de erros e sistemas de detecção rápida de problemas e defeitos.

Melhoria Contínua e 5S na manufatura.

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos na Unidade de Ensino 02.

Atividade prática: Aplicação dos Delineamentos.

 

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – GESTÃO DA QUALIDADE POR PROCESSOS

Trabalhar a aplicação dos métodos de Mapeamento dos Processos e Gráficos de fluxos das atividades. Avaliar processos críticos pelas características da qualidade (CTQ) através da Voz do Cliente (VOC) e Voz do Processo (VOP).  Análise de impacto e maturidade de processos. Ação Corretiva da Causa-Raiz.  

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 03.

Atividade prática: Aplicação dos Experimentos Fatoriais.  

 

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE  

Conceituar e trabalhar as etapas de implementação do Modelo de Excelência em Gestão. Sistema

ISO. Gestão integrada do conhecimento.  Desdobramento da Função Qualidade no desenvolvimento de produtos; Metodologia de Desdobramento de Diretrizes. Balanced Scorecard.

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 04.

Atividade prática: Aplicação dos Experimentos Fatoriais.  

 

TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão  como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no  total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de  softwares específicos.  

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano  de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao  longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAMPOS, Vicente Falconi.  TCQ:  controle da  Qualidade Total no estilo japonês. 8. ed. Minas Gerais: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004.  

MELLO, Carlos Henrique Pereira, et al. ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo: Atlas, 2009.  

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade:  teoria e prática. 2. ed. 5. São Paulo: Atlas, 2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABNT NBR ISO 9000:2005.  Sistemas de gestão da qualidade:  fundamentos e vocabulário, 2006. BRAVO, Ismael. Gestão de Qualidade em Tempos de Mudanças. Campinas, SP: Alínea, 2007.

VIEIRA FILHO, Geraldo. Gestão da qualidade total: uma abordagem prática. São Paulo: Alínea, 010.  

RIMOLI, Raul. Princípios da qualidade: Saiba como aplicá-los para aumentar o desempenho de sua empresa. Ed. Komedi, 2008.  

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

 

Fique por dentro

Ver mais