Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: PRÁTICAS INDUSTRIAIS

Código: 30-578

Carga Horária: 40h

Créditos: 02

 

EMENTA

Introdução aos assuntos e conceitos relacionados a atuação do engenheiro de produção no ambiente industrial: redução dos custos de produção, criação de novos produtos, aumento da produtividade, desenvolvimento de novos processos, diagnóstico e otimização de fluxos produtivos e gestão da qualidade.

 

OBJETIVOS

Capacitar o aluno para sua inserção no ambiente fabril, reconhecendo a estrutura básica dos processos produtivos, os tipos de operações, e os indicadores básicos para a gestão de um processo de fabricação simples. A disciplina visa desenvolver a capacidade de compreender e contextualizar a atuação do engenheiro de produção no sistema industrial a fim de formar os conhecimentos básicos de gestão dos processos produtivos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – AMBIENTES ORGANIZACIONAIS

Desenvolver noções de setores da economia e classificação das indústrias e empresas. Conceituar organizações e unidades de negócio.

 

Atividade prática 01: Classificar industrias e empresas conforme os critérios da Legislação Federal.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO.

Abordar a evolução histórica dos sistemas de produção, apresentando as fazes evolutivas dos sistemas e suas características.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – INDICADORES DE DESEMPENHO

Conceituar os indicadores de desempenho: Eficiência, Eficácia, Produtividade, Lucratividade, efetividade e competitividade

 

Atividade prática 02: Definir as características de cada indicador e para que serve, sintetizando em uma planilha.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – GESTÃO DA QUALIDADE

Caracterizar a gestão da qualidade como tema de cunho estratégico, conceituando as principais tecnologias de gestão da qualidade encontradas na literatura.

 

Atividade prática 03: Pesquisa das tecnologias de gestão da qualidade.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – SISTEMAS DE GESTÃO

Contextualizar o conceito de visão sistêmica com gerenciamento dos processos de trabalho empresarial abordando temas como gestão de projetos, fluxo de processos e estudo de tempos.

 

Atividade prática 04: exemplificar a aplicação de gestão de projetos

 

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS

Exposição das fases de desenvolvimento de novos produtos, e aspectos referentes às principais estruturas de metodologias ou procedimentos de desenvolvimentos de projeto de produtos.

Conceituar o que é desenvolver um produto e qual é o processo pelo qual são gerados os novos produtos. Desenvolver a noção de como o desempenho desse processo depende da sua gestão.

 

Atividade prática 05: definição conceitual PDP

 

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 06.

 

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios e problemas com e sem auxílio de softwares específicos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SLACK, N. et alAdministração da produção. São Paulo: Atlas, 1996.

JONES, Gareth R.; GEORGE, Jennifer M. Administração Contemporânea. 4ª edição. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício – São Paulo: Lean Institute Brazil, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CORREA, H. L., CORREA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica, 2012.

CHIAVENATO, I. Administração da produção: uma abordagem introdutória, 2005.

STEVENSON, W. J. Administração das operações de produção, 2001.

ARNAOLD, J. R. T. Administração de materiais: uma introdução, 2006.

ANTUNES J., et alSistemas de produção: conceitos e práticas para projeto e gestão da produção enxuta, 2008.