Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Engenharia de Produção
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Controle Estatístico de Processo

Código: 30-329

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requisitos: 10-149, 30-581

 

EMENTA

Introdução ao Controle Estatístico de Processo  -  CEP. Distribuições discretas e Estatística aplicada. Gráficos de controle para variáveis. Gráficos de controle para atributos. Avaliação da capabilidade do processo. Aplicação prática de CEP. Avaliação do Método de Medição. Lean Six Sigma. Metodologia DMAIC.

 

OBJETIVOS

Desenvolver habilidades para compreensão, interpretação  e aplicação das técnicas de controle estatístico no gerenciamento dos processos, com objetivo de reduzir, minimizar ou eliminar nos rocessos organizacionais de industriais e prestadoras de serviços. Desenvolver autonomia no que tange o estudo, a pesquisa,  a interpretação, a compreensão, a discussão e a solução de problemas, para atuar de forma colaborativa no estudo em equipe, respeitando as diferenças e promovendo um ambiente de concentração e atenção. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Conhecer as terminologias utilizadas na metodologia CEP e DMAIC;

- Determinar os CTQs dos processos;

- Entender os conceitos de variabilidade;

- Compreender como agem as variações estáveis/instáveis e propor ações de mitigação;

-  Compreender o que são limites, intervalos de controle e as demais medidas estatísticas do controle de processo.

- Avaliar e identificar através da distribuição de dados as características dos processos;

- Identificar e avaliar se o processo está sob controle ou sob ação de causas especiais;

- Conhecer, calcular e analisar histogramas de processo;

- Avaliar e classificar os dados em atributos ou variáveis;

- Aplicar as etapas de implementação das cartas de controle;

- Compreender, aplicar e interpretar as cartas de controle;

- Calcular e avaliar a capabilidade dos processos, os índices de DPMO, DPO e DPU;

- Identificar e comparar os índices de capabilidade dos processos com níveis de classe mundial.

- Capacitar para aplicação metodologia Six Sigma / DMAIC.

-  Aplicar sistematicamente as 5 etapas da metodologia DMAIC através das ferramentas específicas para cada etapa.

-  Apresentar e  publicar análises, conclusões e recomendações acerca dos resultados de um projeto Six Sigma.  

- Desenvolver a  capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos propostos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO

 

Desenvolver noções e conceituar os princípios da gestão da qualidade baseada  em análise estatística do processo, para identificar parâmetros críticos da voz do cliente (VOC) identificando os parâmetros que  podem ser mensurados e consequentemente controlados nos processos (VOP).  

Atividade prática: Exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 01.

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.  

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – ESTATÍSTICA APLICADA AO CONTROLE DE PROCESSO

Trabalhar na revisão das técnicas estatísticas aplicando os conceitos de distribuição de dados, cálculos de média, mediana, amplitude, variância, desvio padrão e histograma.

 

Atividade prática: Exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.  

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – CARTAS DE CONTROLE

 

Trabalhar as etapas de implementação do sistema de  cartas de controle, definindo o plano de amostragem, analise, classificação de dados e determinação dos tipos de carta  de controle. Coletar dados, calcular unidades estatísticas definir os limites superiores e inferiores e plotar os gráficos de controle: X-barra R, X MR, X-barra S, Carta P, Carta Np, Carta U e Carta C.

 

Atividade prática: Exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.  

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – CAPABILIDADE DE PROCESSOS

Desenvolver noções, conceituar os princípios e premissas da capabilidade de processo. Calcular a eficácia de um processo em termos de seu desempenho real, através dos índices de: CPI, CPS,Cpk, bem como interpretar seus resultados. Calcular o percentual fora de especificação, média e a variabilidade da distribuição e o valor da variável Z para os limites de especificação do processo.

Calcular capacidade de processos dados do tipo atributo por Defeitos por Oportunidade (DPO),Defeitos por Milhão de Oportunidades (DPMO) e Defeitos por unidade (DPU). Avaliação de sistemas de medição de variáveis.

 

Atividade prática: Exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.  

 

UNIDADE DE ENSINO 05  –  METODOLOGIA 6 SIGMA APLICADA NA GESTÃO DE

PROCESSOS

Desenvolver noções,  conceituar os princípios, origens particularidades e premissas da metodologia 6 Sigma através da implementação do ciclo  DMAIC, comparando com o ciclo sistêmico PDCA e metodologia Lean Manufacturing. Entender e aplicar de forma  lógica e estruturada as ferramentas da qualidade: SIPOC, Mapa de Processos, Matriz de priorização CTQs, Histogramas, Cartas de Controle, Capabilidade  do Processo, Folha de verificação, Diagrama de Ishikawa, 5 Porquês, Pareto, GUT, 5W2H, Poka Yoke, Brainstorming, 5S, Kaizen e Plano de Controle.

 

Atividade prática: Exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

TDE 05 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.  

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução  de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de  softwares específicos.

   

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se  propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

WERKEMA, Cristina.  Ferramentas estatísticas básicas do lean seis sigma integradas ao PDCA e DMAIC. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 296 p. (Werkema de Excelência Empresarial). ISBN 9788535254334.  

MONTGOMERY, Douglas C.  Introdução ao controle estatístico da  qualidade. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 528 p. ISBN 9788521614005  

MAGALHÃES, Marcos Nascimento; LIMA, Antonio Carlos de.  Noções de probabilidade e estatística. 7. ed. São Paulo: Edusp, 2010. xiv, 413 p. (Acadêmica 40). ISBN 9788531406775.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COSTA, Antonio Fernando Branco; EPPRECHT, Eugenio Kahn; CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro.

Controle estatístico de qualidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014. 334 p. ISBN 9788522441563.  ROTONDARO, Roberto G (Coord.). Seis Sigma: estratégia gerencial para a melhoria de

processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2015. 375 p. ISBN 9788522431472.

DUNN, William C. Fundamentos de instrumentação industrial e controle de processos. Porto

Alegre: Bookman, 2013. 326 p. ISBN 9788582600917.

 

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