Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

DISCIPLINA: Projeto Integrador – Empreendimentos de Engenharia EP

CÓDIGO: 30-1017

CARGA HORÁRIA: 60h

CRÉDITOS: 03

Pré-Requisitos: 1.200h

Correquisitos: 3-02010

 

EMENTA

São trabalhadas a formação empreendedora fazendo-se o levantamento de oportunidades, plano de negócio e a análise de viabilidade, bem como a pesquisa de mercado e o levantamento dos requisitos para o produto ou serviço de um empreendimento de engenharia.

 

OBJETIVOS

Despertar o interesse e desenvolver habilidades para o empreendedorismo, explorando oportunidades e as potencialidades de  um  empreendimento de engenharia e o cenário onde se insere. Fazer também uma pesquisa mercadológica observando  aceitação do produto ou  serviço, verificando seus principais requisitos, além de desenvolver o pensamento crítico quanto ao desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam as demandas de mercado.  Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras;

- Levantar oportunidades de empreendimento;  

- Delimitar o empreendimento;  

- Desenvolver um plano de negócio;  

- Analisar a viabilidade técnico econômica do empreendimento;

- Conhecer o mercado onde se insere o empreendimento;  

- Levantar os principais requisitos para o produto ou serviço de engenharia;

- Definir o projeto conceitual do produto ou serviço de engenharia.

- Constituir e preparar-se para liderar o empreendimento em todos os seus aspectos de produção, finanças, de pessoal e de mercado.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador  –  Empreendimentos de Engenharia EP será desenvolvido por meio da aplicação prática dos conceitos relacionados ao empreendedorismo, visando avaliar seus impactos e inserindo o acadêmico no processo como agente de  transformação social. O projeto será conduzido levando em consideração as principais ferramentas para o desenvolvimento e avaliação de um plano de negócio, pesquisa de mercado e a modelagem conceitual do produto ou serviço na área de engenharia. Dentre as  atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv)  produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

Conforme descrito no manual  de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador  – Empreendimentos de Engenharia EP.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BAXTER, Mike R. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2016. 342 p. ISBN 9788521206149.

BRESSANT, John; TIDD, Joe.  Inovação e Empreendedorismo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. 526 p. ISBN 9788582605189.  

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves.  Business Model Generation: inovação em modelos de negócios. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013. 300 p. ISBN 9788576085508.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ROMEIRO FILHO, E. (Coord.) et al. Projeto do Produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CASAROTTO FILHO, Nelson. Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2016. 248 p. ISBN 9788597006933.  

MAGALDI, Sandro; SALIBI NETO, José. Gestão do amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Gente, 2018. 255 p. ISBN 9788545202295.  

CRAWFORD, Merle; DI BENEDETTO, Anthony. Gestão de Novos Produtos. 11. ed. São Paulo: AMGH, 2015. 608 p. ISBN 9788580555417.

KNAPP, Jake; ZERATSKY, John; KOWITZ, Braden. Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017. ISBN: 9788551001523.

ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. Biblioteca Virtual