Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Tópicos Avançados em Eletrotécnica

Código: 30-576

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-382

 

EMENTA

Disciplina de ementa variável, abordando assuntos atuais na área de eletrotécnica e as principais tendências no mercado de trabalho do engenheiro eletricista.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver competências e habilidades para conceber, analisar e projetar sistemas, processos e produtos relacionados à área de eletrotécnica.

Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos:

- Fornecer ao aluno conhecimentos em assuntos atuais relevantes à área de eletrotécnica;

- Aplicar conceitos da eletrotécnica em contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação;

- Conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas, bem como avaliar os impactos nos contextos social, legal, econômico e ambiental.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Disciplina com conteúdo curricular variável, abordando assuntos atuais na área de eletrotécnica, segundo as principais tendências no mercado de trabalho do engenheiro eletricista.

 

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas será direcionadas em laboratório e aplicativos de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 10h, com pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, estudo de casos e projetos aplicados. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, seminários, atividades de laboratório e relatórios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, relatórios, seminários e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FRANCHI, C. M. Acionamentos elétricos. 5. ed. São Paulo: Érica, 2014.

MAMEDE FILHO, J. Instalações elétricas industriais. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

SILVEIRA, P. R; SANTOS, W. E. Automação e controle discreto. 9 ed. São Paulo: Érica, 2017.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BIM, E. Máquinas elétricas e acionamentos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

CAPELLI, A. Energia elétrica: qualidade e eficiência para aplicações industriais. São Paulo: Érica, 2014.

GROOVER, M. P. Automação industrial e sistemas de manufatura. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.

KAGAN, N.; OLIVEIRA, C. C. B. de; ROBBA, E. J. Introdução aos sistemas de distribuição de energia elétrica. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013.

NASCIMENTO, G. Comandos elétricos: teoria e atividades. São Paulo: Érica, 2014.

NERY, N.; KANASHIRO, N. M. Instalações elétricas industriais. São Paulo: Érica, 2014.

PINTO, M. Energia Elétrica Geração, Transmissão e Sistemas Interligados. São Paulo: LTC, 2014.

VISACRO FILHO, S. Aterramentos elétricos: conceitos básicos, técnicas de medição e instrumentação, filosofia de aterramento. São Paulo: Artliber, 2012.