Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Tópicos Avançados em Eletrônica

Código: 30-574

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-386

 

EMENTA

Disciplina de ementa variável, abordando assuntos atuais na área de eletrônica e as principais tendências no mercado de trabalho do engenheiro eletricista.

 

OBJETIVOS

A disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades para compreender, analisar e projetar circuitos na área de eletrônica, seguindo conteúdos curriculares variáveis, abordando assuntos atuais e principais tendências do mercado.

Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos:

- Fornecer ao aluno conhecimentos em assuntos atuais relevantes à área de eletrônica.

- Aplicar conceitos da eletrônica em contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.

- Conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas, bem como avaliar os impactos nos contextos social, legal, econômico e ambiental.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Disciplina com conteúdo curricular variável, abordando assuntos atuais na área de eletrônica, segundo as principais tendências no mercado de trabalho do engenheiro eletricista.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas serão direcionadas em laboratório e softwares de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 10h, com pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de eletrônica analógica e digital. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, seminários, atividades de laboratório e relatórios.

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, seminários  e TDE’s (20% da nota). 

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOYLESTAD, R. L. Dispositivos eletrônicos e teoria dos circuitos. 11. ed. São Paulo:

Pearson Prentice Hall, 2013.

MALVINO, A. P., BATES, D. J. Eletrônica. 7. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2011. v. 1.

SEDRA, A. S., SMITH, K. C. Microeletrônica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall,

2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALBUQUERQUE, R. O.; SEABRA, A. C. Utilizando eletrônica com AO, SCR, TRIAC,

UJT, PUT, CI 555, LDR, LED, IGBT e FET de potência. 2. ed. São Paulo: Érica, 2013.

CIPELLI, A. M. V.; MARKUS, O.; SANDRINI, W. J. Teoria e desenvolvimento de

projetos de circuitos eletrônicos. 23. ed. São Paulo: Érica, 2014.

MALVINO, A. P.; BATES, D. J. Eletrônica. 7. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2011. v. 2.

MARKUS, O. Ensino modular: sistemas analógicos: circuitos com diodos e transistores. 8.

ed. São Paulo: Érica, 2013.

RAZAVI, B. Fundamentos de Microeletrônica. Rio de Janeiro: LTC, 2013.