Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Tópicos Avançados em Sistemas Elétricos de Potência

Código: 30-573

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-requisitos: 30-395

 

EMENTA

Disciplina de ementa variável, abordando assuntos atuais na área de sistemas elétrico de potência e as principais tendências no mercado de trabalho do engenheiro eletricista.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para compreensão de tópicos avançados em sistemas elétricos de potência, a fim de que os alunos desenvolvam competências fundamentais que os tornem capazes de conhecer assuntos atuais relevantes à área de sistemas elétricos de potência.

Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos:

- Fornecer ao aluno conhecimentos em assuntos atuais relevantes à área de sistemas de elétricos de potência.

- Aplicar conceitos de sistemas elétricos de potência em contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.

- Conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas, bem como avaliar os impactos nos contextos social, legal, econômico e ambiental.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Disciplina com conteúdo curricular variável, abordando assuntos atuais na área de sistema elétrico de potência, segundo as principais tendências no mercado de trabalho do engenheiro eletricista.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, resolução de problemas, lista de exercícios, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas e estudos de caso.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos. 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARROS, B. F., SANTOS, D. B. Sistema Elétrico de Potência – SEP – Guia Prático. São

Paulo: Érica, 2014.

PINTO, M. Energia Elétrica: Geração, Transmissão e Sistemas Interligados. São Paulo: LTC, 2014.

ZANETTA JR, L. C. Fundamentos de Sistemas Elétricos de Potência. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MARTINHO, E. Distúrbios da energia elétrica. 3. ed. São Paulo: Érica, 2014.

GOMEZ-ESPÓSITO, A.; CONEJO, A. J.; CAÑIZARES, C. Sistemas de energia elétrica: análise e operação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

BARROS, B. F.; BORELLI, R.; GEDRA, R. L. Geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica. São Paulo: Érica, 2014.

LEÃO, R. P. S.; SAMPAIO, R. F.; ANTUNES, F. L. M. Harmônicos em sistemas elétricos. 3. ed. São Paulo: Campus, 2014.

NASAR, S. A. Electric Power Systems. McGrawHill, 1998.