DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Empreendimentos em Engenharia Elétrica Código: 30-572 Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h) Créditos: 02 Pré-Requisitos: 30-1020
EMENTA Fundamentos do empreendedorismo. Modelos de negócio. Análise de viabilidade técnico econômica do empreendimento. Pesquisa de mercado. Modelagem conceitual.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver habilidades e competências para o empreendedorismo na área de engenharia elétrica, identificando oportunidades e auxiliando ao desenvolvimento de empreendimentos, de forma a aproximar o aluno ao mercado de trabalho. Neste sentido, almeja-se a integração do modelo de negócio e a pesquisa de mercado, observando aceitação do produto(s) e/ou serviço(s), além de desenvolver o pensamento crítico quanto ao desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam as demandas de mercado. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Identificar oportunidades de empreendimento nos segmentos da engenharia elétrica; - Elaborar um plano de negócio de modo a abranger aspectos sociais, econômicos e ambientais; - Verificar a viabilidade técnico econômica do empreendimento - Conhecer o mercado profissional em que almeja-se a inserção do empreendimento;
CONTEÚDOS CURRICULARES
UNIDADE DE ENSINO 01 – FUNDAMENTOS DO EMPREENDEDORISMO Realizar um estudo sobre os principais fundamentos do empreendedorismo, buscando-se os conceitos básicos e as ferramentas para desenvolver o perfil empreendedor, relacionado às necessidades do mercado de trabalho do Engenheiro Eletricista.
Atividade Prática: Estudo fundamentado sobre os principais fundamentos do empreendedorismo.
TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 - MODELOS DE NEGÓCIO Aplicar as ferramentas básicas para seleção de oportunidades, a fim de implementar um plano de negócio para o empreendimento de engenharia real, relacionada às áreas de atuação da engenharia elétrica, incluindo elementos do plano de marketing.
Atividade Prática: Implementar um plano de negócio para o empreendimento de engenharia real.
TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICO ECONÔMICA DO EMPREENDIMENTO Fazer a análise preliminar de viabilidade técnico econômica do empreendimento, fundamentado no plano de negócio desenvolvido.
Atividade Prática: Análise preliminar de viabilidade técnico econômica do empreendimento.
TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – PESQUISA DE MERCADO Realizar uma pesquisa de mercado para o empreendimento em análise, buscando-se os fundamentos de engenharia do produto ou serviço, aplicando as tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramentas de avaliação.
Atividade Prática: Aplicar a pesquisa de mercado ao plano de negócio.
UNIDADE DE ENSINO 05 – MODELAGEM CONCEITUAL Realizar a modelagem conceitual do empreendimento de engenharia para a sua apresentação e avaliação.
Atividade Prática: Aplicar a modelagem conceitual sobre o produto ou serviço concebido para o empreendimento de engenharia.
TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04 e 05.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, e aplicativos de suporte. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de aplicativos específicos.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. CECCONELLO, A. R.; AJZENTAL, A. A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva, 2012. OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas. São Paulo: Atlas, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BERNARDI, L. A. Manual de Empreendedorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003. DIAS, Marco Aurélio Pereira. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. São Paulo: Atlas, 2009. NASCIMENTO, J. M. do. Custos: planejamento, controle e gestão na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2001. ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. Biblioteca Virtual CASAROTTO FILHO, N.. Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2012.
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