Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Engenharia de Segurança – Engenharia Elétrica

Código: 30-570

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h) 

Créditos: 02

 

EMENTA

Segurança do trabalho. Fundamentos de Segurança. Higiene do Trabalho. Segurança no Projeto e Construções. Normalização e Legislação específica. Estatística e Custos dos Acidentes. 

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para compreensão dos conceitos de segurança e saúde do trabalho, a fim de que os alunos desenvolvam competências fundamentais que os tornem capazes de realizar as atividades profissionais preservando a sua segurança e saúde.

Buscando-se atender estas competências, algumas habilidades específicas devem ser adquiridas pelo acadêmico:

- Compreender as normas regulamentadoras NR;

- Entender dos conceitos risco e perigo;

- Reconhecer os fatores de risco existentes nos ambientes de trabalho;

- Compreender as medidas de controle dos fatores de risco;

- Reconhecer os equipamentos de proteção coletiva EPC e equipamentos de proteção individual EPI;

- Compreender os procedimentos de trabalho;

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO A SEGURANÇA DO TRABALHO

Desenvolver o conceito de segurança e saúde do trabalho, histórico e estatísticas de acidentes do trabalho, normas regulamentadoras de segurança do trabalho, NR 10 – segurança em instalações e serviços em eletricidade e NR 12 – Segurança em máquinas e equipamentos

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – FATORES DE RISCO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Desenvolver os conceitos de perigo e risco conforme a NR 1, fatores de risco e agentes ambientais, choque elétrico, arco elétrico, campos eletromagnéticos, fatores de risco adicionais e levantamentos ambientais.

 

Atividade Prática: Atividades envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – MEDIDAS DE CONTROLE DOS FATORES DE RISCO AMBIENTAIS

Desenvolver os conceitos de higiene do trabalho, análise de riscos, medidas de controle dos fatores de risco ambientais, segurança em projetos, construção, montagem e operação, desenergização e reenergização de circuitos elétricos, tensão de segurança, métodos de trabalho sob tensão, isolamento e sinalização da área de trabalho, prevenção em máquinas e equipamentos.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 02 e 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA E INDIVIDUAL

Desenvolver os conceitos de equipamentos de proteção coletiva (EPC) e equipamento de proteção individual (EPI), especificação, utilização, higienização, guarda e inspeções, principais EPI utilizados em serviços em eletricidade, dimensionamento da vestimenta resistente a arco elétrico.

 

Atividade Prática: Atividades envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – PROCEDIMENTOS DE TRABALHO

Trabalhar com procedimentos de trabalho, rotinas de trabalho, ordem de serviço, ferramentas, máquinas e equipamentos, plano de segurança.

 

Atividade Prática: Atividades envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino  04 e 05.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, resolução de problemas, lista de exercícios, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas e estudos de caso.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos. 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARSANO, P. R.; PEREIRA, R. Segurança no Trabalho: Guia Prático e Didático. São Paulo: Érica, 2012. 

BARROS, B. F. et al. Sistema elétrico de potência SEP: guia prático: conceitos, análises e aplicações de segurança da NR-10. São Paulo: Érica, 2014.

SANTOS JÚNIOR, J. R. dos, ZANGIROLAMI, M. J., NR 12 – Segurança em Máquinas e Equipamentos: Conceitos e Aplicações. Érica, 2015. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARROS, Benjamim Ferreira de et al. NR- 10: norma regulamentadora de segurança em instalações e serviços em eletricidade. 3. ed. São Paulo: Érica, 2014.

EQUIPE ATLAS; (Coord.). Segurança e medicina do trabalho. 71. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PAOLESCHI, B. Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes): guia prático de segurança do trabalho. São Paulo: Érica, 2014. 

SOUNIS, E. Manual de higiene e medicina do trabalho. 3. ed. São Paulo: Ícone, 1991

WALDHELM NETO, Nestor. Segurança Do Trabalho - Os Primeiros Passos. 1ª ed. São

Paulo: Viena, 2015.