Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Estágio Supervisionado Obrigatório – EE

Código: 30-568

Carga Horária: 160h (Teórica: 160h)

Créditos: 08

Pré-Requisitos: 3.000h

 

EMENTA

Definição da empresa/órgão/instituição de estágio. Planejamento das atividades e elaboração de proposta de estágio. Execução das atividades de estágio planejadas. Elaboração de relatórios de estágio.

 

OBJETIVOS

O estágio visa desenvolver competências técnicas de aplicação dos conceitos amplos da engenharia elétrica, a fim de capacitar o egresso para atuar nas diversas áreas da profissão. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Familiarizar o futuro profissional com o ambiente de trabalho;

- Integrar teoria e prática profissional;

- Vivenciar e desenvolver atividades de caráter profissional complementares à formação acadêmica;

- Aplicar conhecimentos acadêmicos em atividades de engenharia, fortalecendo sua formação social e profissional;

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina estão vinculados diretamente às atividades desenvolvidas no estágio, que possuem caráter dinâmico.

 

METODOLOGIA

A metodologia da disciplina está de acordo com a Norma do Estágio Supervisionado Obrigatório, constante do projeto pedagógico do curso.

 

AVALIAÇÃO

A forma de avaliação da disciplina está de acordo com a normatização do estágio supervisionado obrigatório, constante do projeto pedagógico do curso. Na apresentação do plano de ensino aos alunos, deverá ser informada a sistemática de avaliação da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FRANCO, J. J. C. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões ABNT aplicando recursos de informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

MAXIMIANO, A. C. A., Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AZEVEDO, I. B. O Prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 8. ed. São Paulo: Prazer de Ler, 2000.

CREDER, H. Instalações elétricas. 15. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. 

FEITOSA, V. C. Redação de textos científicos. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

SCHERMERHORN, J. R. Fundamentos de comportamento organizacional. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.