Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I - EE

Código: 30-567

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 2800h

 

EMENTA

Elaboração inicial do projeto final de curso multidisciplinar e individual, de modo a demonstrar a capacidade de articulação entre competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. 

 

OBJETIVOS

A disciplina visa oportunizar ao aluno o desenvolvimento inicial do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  à síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica, profissional e social. Almeja-se ainda avaliar as capacidades científicas, tecnológicas e de comunicação e expressão antes da condução final do trabalho de conclusão de curso.

Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Desenvolver sua capacitação e autoconfiança na geração de soluções através da execução de um trabalho teórico/prático em nível laboratorial, científico e/ou profissional;

- Aplicar os conhecimentos acadêmicos na elaboração de documentos de cunho científico;

- Consolidar e evidenciar a habilidade de comunicação oral e escrita;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – ORIENTAÇÕES INICIAIS

Apresentação dos procedimentos iniciais para a elaboração, normas e prazos do Trabalho de Conclusão de Curso II – EE.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados pelo orientador e o aluno, especificamente para cada trabalho, com o intuito de dar seguimento ao trabalho desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I - EE.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – DEFESA

Defesa final do trabalho desenvolvido diante de uma banca examinadora constituída de professores e/ou profissionais da área de engenharia.

 

METODOLOGIA

Reunião inicial com o professor responsável da disciplina para apresentação das orientações e procedimentos ao início da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II - EE. Na sequência, deverão ocorrer reuniões semanais com o orientador, de modo a acompanhar o desenvolvimento das atividades. O projeto deverá ser orientado por um professor das engenharias ou áreas afins. O trabalho poderá ser desenvolvido de forma teórica ou em laboratório, aplicando ferramentas computacionais, de simulação ou experimentais de engenharia. .

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada conforme descrito nas Normas do Trabalho de Conclusão de Curso I - EE e II - EE. Esse documento será disponibilizado aos alunos no primeiro dia de aula. Além disso, as normas poderão ser encontradas no PPC do curso de Engenharia Elétrica.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2014. 

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 

PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 17. ed. Campinas: Papirus, 2012. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BASTOS, L. R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

KEELINGH, R.; BRANCO, R. H. F.; MOREIRA, C. K. Gestão de projetos: uma abordagem global. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 

MENEZES, L. C. M. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 

FURASTÉ, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico: explicitação das normas da ABNT. São Paulo: Dáctilo Plus, 2012.

RAMPAZZO, S. E.; CORRÊA, F. Z. M. Desmistificando a metodologia científica: guia prático para produção de trabalhos acadêmicos. Erechim: Habilis, 2008. 

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2016.