Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Princípios de Telecomunicações

Código: 30-565

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-394

 

EMENTA

Conceitos básicos em telecomunicações. Sistemas de modulação por onda contínua: Modulação em Amplitude (AM) e Modulação Angular (PM e FM). Amostragem e conversão analógico-digital. Princípios de sistemas de comunicações digitais.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver uma visão sistêmica e básica sobre os princípios de telecomunicações fundamentados em sistemas de modulação por onda contínua e pulsada, com o intuito de estabelecer o papel do engenheiro eletricista na área de telecomunicações.

Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Compreender os componentes que formam um sistema de telecomunicações;

- Identificar as aplicações da modulação em amplitude e em frequência;

- Relacionar o teorema de amostragem e suas aplicações;

- Entender a modulação por codificação de pulso e a evolução da técnica na área de telecomunicações.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – CONCEITOS BÁSICOS EM TELECOMUNICAÇÕES

Apresentar os conceitos fundamentais sobre telecomunicações e os componentes de sistemas de comunicações, descrevendo o conjunto de elementos (equipamentos, materiais e técnicas) necessários para estabelecer enlaces de comunicações entre dois ou mais pontos.

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – MODULAÇÃO EM AMPLITUDE

Desenvolver noções sobre o princípio de funcionamento das Modulações em Amplitude AM DSB, DSB-SC, SSB, VSB, correlacionando com prática. Apresentar os princípios de funcionamento da Modulação de Amplitude em Quadratura (QAM), translação de frequências e a multiplexação por divisão de frequência.

 

Atividade Prática: Atividades em laboratório sobre a modulação em amplitude.

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – MODULAÇÃO ANGULAR

Desenvolver noções sobre o princípio de funcionamento da Modulação Angular (PM e FM), correlacionando com prática. Descrever o funcionamento da multiplexação estereofônica de FM e de cada um dos estágios do receptor super-heteródino.

 

Atividade Prática: Atividades em laboratório sobre a modulação em frequência.

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – AMOSTRAGEM E CONVERSÃO ANALÓGICO-DIGITAL

Contextualizar o teorema de amostragem em aplicações dos sistemas de telecomunicações, especificamente, na modulação por amplitude de pulso (PAM), modulação por posição de pulso (PPM) e modulação por duração de pulso (PDM ou PWM). Apresentar o processo de Multiplexação por Divisão de Tempo (TDM).

 

Atividade Prática: Atividades em laboratório sobre a amostragem e conversão analógico-digital aplicada em sistemas de telecomunicações.

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS

Apresentar os princípios de funcionamento da Modulação por Codificação de Pulso, explanando conceitos sobre a quantização uniforme e não uniforme, as leis de compressão u e A, largura de banda em um sistema PCM, codificação e os códigos de linha. Desenvolver noções básicas sobre DPCM, ADPCM, modulação delta e os vocoders.

 

Atividade Prática: Exercícios sobre sistemas de comunicações digitais.

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver as competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e tem como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências específicas à disciplina, podem ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, kits de desenvolvimento baseados em microcontrolador e ferramentas computacionais de desenvolvimento integrado. A contextualização se dará por meio da proposição de problemas reais. Os alunos irão elaborar Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo ser, conforme a necessidade, estudos de caso, seminários, leituras, listas de exercícios e atividades em laboratório.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, trabalhos, relatórios e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOARES NETO, V. Telecomunicações: sistemas de modulação. 3. ed. São Paulo: Érica, 2014.

HAYKIN, S. Sistemas de Comunicação. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2011.

MEDEIROS, J. C. de O. Princípios de telecomunicações: teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Érica, 2014.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALENCAR, M. S. de. Telefonia celular digital. 3. ed. São Paulo: Érica, 2014.

GUIMARÃES, D. A.; SOUZA, R. A. A. Transmissão Digital: princípios e aplicações. São Paulo: Érica, 2012.

MIYOSHI, E. M.; SANCHES, C. A. Projetos de sistemas de rádio. 4. ed. São Paulo: Érica, 2014.

OPPENHEIM, A. V.; SCHAFER, R. W. Processamento em tempo discreto de sinais. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

RIBEIRO, J. A. J. Engenharia de Antenas: fundamentos, projetos e aplicações. São Paulo: Érica, 2012.