Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Distribuição de Energia Elétrica

Código: 30-563

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-requisitos: 30-395 

 

EMENTA

Estrutura e operação dos sistemas de distribuição energia elétrica. Equipamentos e projetos de redes de distribuição de energia. Fatores típicos e modelos de carga. Corrente admissível de linhas. Constantes de linhas aéreas e subterrâneas. Conceitos de tarifação e impactos ambientais da distribuição de energia elétrica. Qualidade de energia elétrica (QEE). Tipos de perturbações. Equipamentos e cargas não lineares. Sistemas de monitoramento. Análise, diagnóstico e soluções.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para compreensão dos conceitos de estrutura e operação dos sistemas de distribuição, a fim de que os alunos desenvolvam competências fundamentais que os tornem capazes de realizar projetos de redes de distribuição, conhecer os conceitos de tarifação de energia elétrica, identificar os impactos ambientais da distribuição de energia elétrica e analisar os aspectos de qualidade de energia elétrica.

Buscando-se atender estas competências, algumas habilidades específicas devem ser adquiridas pelo acadêmico:

- Compreender a estrutura e operação dos sistemas de distribuição de energia elétrica;

- Conhecer os equipamentos elétricos utilizados em redes de distribuição; 

- Interpretar projetos elétricos de redes de distribuição elétricas e suas variáveis de dimensionamento;

- Compreender os conceitos de tarifação de energia elétrica;

- Reconhecer os impactos ambientais da distribuição de energia elétrica;

- Analisar os distúrbios na energia elétrica e avaliar os indicadores de qualidade de energia.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – CONSTITUIÇÃO DOS SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

Desenvolver conceitos da constituição dos sistemas de distribuição, tipos de instalações, tensões primárias e secundárias, agentes de distribuição.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – EQUIPAMENTOS E TIPOS DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

Desenvolver conceitos de tipos de redes de distribuição, redes de distribuição aéreas e subterrâneas, de Média e Baixa Tensão, convencional, compacta e multiplexada, estruturas primárias e secundárias, condutores, equipamentos de manobra, proteção, transformadores, capacitores e reguladores de tensão.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 01 e 02.


UNIDADE DE ENSINO 03 – PROJETOS DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

Trabalhar com desenvolvimento de projetos de redes de distribuição, locação, escolha e dimensionamento de postes, fatores típicos e modelagem de carga, escolha de estruturas de MT e BT, dimensionamento dos condutores, dispositivos de proteção, transformadores, representação em planta, planilhas de cálculo e memorial descritivo.

 

Atividade Prática: Cálculos mecânicos e elétricos utilizando planilhas eletrônicas ou software computacional.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – REDES SUBTERRÂNEAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

Desenvolver noções de conceitos de redes subterrâneas de distribuição de energia, tipos e configurações de redes, dispositivos especiais, projeto, construção e manutenção de redes subterrâneas.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – TARIFAÇÃO DE ENERGIA

Desenvolver conceitos de tarifação de energia elétrica, grupos tarifários, composição das tarifas, enquadramento tarifário, escolha da tarifa ideal, legislação do setor, simulações de faturas de energia.

 

Atividade Prática: Simular faturas de energia utilizando planilhas eletrônicas ou software computacional.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – IMPACTOS AMBIENTAIS DA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

Desenvolver noções dos impactos ambientais da construção, operação e manutenção de redes de distribuição de energia elétrica.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA

Desenvolver conceitos de qualidade de energia elétrica, tipos de perturbações que interferem na qualidade de energia elétrica, equipamentos e cargas lineares.

 

UNIDADE DE ENSINO 08 – DISTÚRBIOS ELÉTRICOS

Desenvolver o conceito de distúrbios elétricos, de frequência e tensão, transitórios e permanentes, distúrbios de tensão de curta e longa duração, fator de potência e distorções harmônicas.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 07 e 08.

 

UNIDADE DE ENSINO 09 – INDICADORES DE QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA

Trabalhar com os indicadores de qualidade de energia, conforme Módulo 8 do PRODIST da ANEEL, monitoramento, análise, diagnóstico e soluções de distúrbios elétricos.

 

Atividade Prática: Monitorar e analisar distúrbios elétricos utilizando o analisador de energia.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, resolução de problemas, lista de exercícios, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas e estudos de caso. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos. 

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PINTO, M. Energia Elétrica Geração, Transmissão e Sistemas Interligados. São Paulo: LTC, 2014.

KAGAN, N.; OLIVEIRA, C. C. B. de; ROBBA, E. J. Introdução aos sistemas de distribuição de energia elétrica. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013.

CAPELLI, A. Energia elétrica: qualidade e eficiência para aplicações industriais. São Paulo: Érica, 2014.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARROS, B. F.; BORELLI, R.; GEDRA, R. L. Geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica. São Paulo: Érica, 2014.

LEÃO, R. P. S.; SAMPAIO, R. F.; ANTUNES, F. L. M. Harmônicos em sistemas elétricos. 3. ed. São Paulo: Campus, 2014.

MARTINHO, E. Distúrbios da energia elétrica. 3. ed. São Paulo: Érica, 2014.

MAMEDE FILHO, J. Manual de equipamentos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

OLIVEIRA, C. C. B. de et al. Introdução a sistemas elétricos de potência: componentes simétricas. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2014.

BARROS, B. F.; BORELLI, R.; GEDRA, R. L. Gerenciamento de energia. São Paulo: Érica, 2010.

LOPEZ, R. A. Qualidade na energia elétrica. 2. ed. São Paulo: Artliber, 2013.