DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Sistemas de Elétricos de Potência II Código: 30-560 Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h) Créditos: 04 Pré-requisitos: 30-395
EMENTA Operação de sistemas elétricos. Análise de faltas simétricas e assimétricas em sistemas elétricos de potência. Análise de estabilidade. Transitórios e sobretensões em sistemas elétricos. Noções de Previsão de demanda e Planejamento de sistemas.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver habilidades para compreensão dos conceitos de operação e análise de sistemas elétricos de potência em regime permanente, a fim de que os alunos desenvolvam competências fundamentais que os tornem capazes de realizar análise de faltas simétricas e assimétricas, estabilidade, transitórios e sobretensões, e realizar o planejamento de sistemas elétricos, utilizando métodos matemáticos e recursos computacionais. Buscando-se atender estas competências, algumas habilidades específicas devem ser adquiridas pelo acadêmico: - Compreender tópicos de análise e operação segura necessária para o funcionamento confiável e o correto dimensionamento de sistemas elétricos de potência; - Entender dos conceitos de análise de curto-circuito, estabilidade angular, de tensão e frequência; - Compreender as técnicas de análise de transitórios; - Definir critérios e modelos para planejamento de sistemas elétricos; - Compreender os métodos de solução de fluxo de potência; - Simular e analisar o comportamento dos sistemas elétricos de potência utilizando recursos computacionais.
CONTEÚDOS CURRICULARES
UNIDADE DE ENSINO 01 – CORRENTE DE CURTO CIRCUITO Desenvolver conceitos sobre corrente de curto circuito, as causas, tipos, formas de onda durante a ocorrência de um curto circuito, cálculo da corrente de curto circuito em sistemas elétricos balanceados, corrente de curto circuito instantânea, corrente de curto circuito de interrupção e potência nominal de interrupção.
Atividade Prática: Simular em aplicativo computacional a ocorrência de um curto circuito em vários pontos de um sistema elétrico de potência equilibrado, analisar e comparar com resultados obtidos por métodos matemáticos.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – ANÁLISE DE FALTAS SIMÉTRICAS Trabalhar com correntes de curto circuito simétricas, componentes simétricas de sequência positiva, negativa e zero, teorema de Fortescue, modelagem do sistema elétrico para montagem do diagrama de sequência, cálculo de correntes de curto circuito simétrica trifásica, bifásica e monofásica em circuitos desequilibrados.
Atividade Prática: Simular em software computacional a ocorrência de um curto circuito em vários pontos de um sistema elétrico de potência desequilibrado, analisar e comparar com resultados obtidos por métodos matemáticos.
UNIDADE DE ENSINO 03 – ANÁLISE DE FALTAS ASSIMÉTRICAS Desenvolver conceitos de corrente de curto circuito assimétricas, fator de assimetria, faltas em geradores em vazio, faltas assimétricas em sistemas elétricos de potência e análise de faltas assimétricas.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 02 e 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – ESTABILIDADE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA Desenvolver noções de estabilidade de sistemas elétricos de potência, os aspectos gerais, o problema da estabilidade, estabilidade angular, de tensão e de frequência.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.
UNIDADE DE ENSINO 05 – TRANSITÓRIOS ELETROMAGNÉTICOS Trabalhar com análise de transitórios eletromagnéticos em sistemas elétricos de potência e os fatores que afetam a estabilidade transitória
Atividade Prática: Simular em software computacional a ocorrência de grandes perturbações um sistema elétrico de potência com a finalidade de analisar os transitórios eletromagnéticos.
UNIDADE DE ENSINO 06 – PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA Desenvolver noções de previsão de demanda e planejamento de sistemas elétricos de potência.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, resolução de problemas, lista de exercícios, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas e estudos de caso.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA BARROS, B. F., SANTOS, D. B. Sistema Elétrico de Potência – SEP – Guia Prático. São Paulo: Érica, 2014. GOMEZ-ESPÓSITO, A.; CONEJO, A. J.; CAÑIZARES, C. Sistemas de energia elétrica: análise e operação. Rio de Janeiro: LTC, 2011. ZANETTA JR, L. C. Fundamentos de Sistemas Elétricos de Potência. São Paulo: Livraria da Física, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARROS, B. F.; BORELLI, R.; GEDRA, R. L. Geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica. São Paulo: Érica, 2014. LEÃO, R. P. S.; SAMPAIO, R. F.; ANTUNES, F. L. M. Harmônicos em sistemas elétricos. 3. ed. São Paulo: Campus, 2014. MAMEDE FILHO, J. Manual de Equipamentos Elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. MARTINHO, E. Distúrbios da energia elétrica. 3. ed. São Paulo: Érica, 2014. OLIVEIRA, C. C. B. de et al. Introdução a sistemas elétricos de potência: componentes simétricas. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2014.
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