Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Eletrônica de Potência B

Código: 30-398

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-requisitos: 30-392

 

EMENTA

Inversores alimentados em tensão. Inversores alimentados em corrente. Conversores CA-CA. Introdução à comutação. Cálculo térmico. Projeto e implementação de conversores estáticos de potência. 

 

OBJETIVOS

A disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades e competências para analisar e projetar conversores CC-CA e CA-CA, considerando seus aspectos topológicos e de acionamento. Desenvolver aprendizagens sobre comutação, cálculo térmico e circuitos de comando. Conceituar geração distribuída e destacar seus benefícios para o meio ambiente. 

Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos:

- Compreender e relacionar o funcionamento de inversores de forma a associar projetos inovadores na área da eletrônica de potência;

- Implementar e projetar conversores CC-CA e CA-CA com o objetivo de introduzir fundamentos teóricos e práticos envolvidos na concepção e análise destes conversores;

- Resolver problemas teóricos e aplicados aos conteúdos a partir de pesquisa bibliográfica e experimentos práticos com as devidas análises e discussão dos dados.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – INVERSORES ALIMENTADOS EM TENSÃO E EM CORRENTE

A unidade visa trabalhar com conceitos e aplicações de inversores alimentados em tensão e em corrente.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da  Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02– CONVERSORES CA-CA

A unidade visa apresentar características gerais e aplicações dos conversores CA-CA.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da  Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – ESTUDO DA COMUTAÇÃO

A unidade visa descrever a comutação, cálculos de ângulos, análise de circuitos de potência.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da  Unidade 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – CÁLCULO TÉRMICO

Esta unidade visa trabalhar os conceitos de perdas de energia que geram dissipação de calor sobre o semicondutor, introduzir o cálculo térmico da potência dissipada pelo dispositivo semicondutor para análise de projeto térmico.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da  Unidade 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – CIRCUITOS DE COMANDO

A unidade visa estudar os principais elementos e aplicações para circuitos de comando, organização, estágio de ataque e sincronização.

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da  Unidade 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE CONVERSORES ESTÁTICOS DE POTÊNCIA

A unidade visa trabalhar com o desenvolvimento de projetos com a implementação de conversores estáticos de potência.

 

Atividade Prática: Realização de projetos práticos em laboratório para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas será direcionada em laboratório e softwares de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 10h, com pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados na área de eletrônica de potência. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDE’s (20% da nota). 

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARRABAÇA, D. A.; GIMENEZ, S. P. Conversores de energia CC/CC para aplicações em eletrônica de potência. São Paulo: Érica, 2014.

MARTINS, D. C.; BARBI, I. Eletrônica de potência: conversores CC/CC básicos não isolados. 4. ed. Florianópolis: D. Martins, 2011.

BARBI, I. Eletrônica de potência: projetos de fontes chaveadas. 3. ed. Florianópolis: I. Barbi, 2014. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AHMED, A. Eletrônica de Potência. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.

MOHAN, N. Eletrônica de Potência - Curso Introdutório. São Paulo: LTC, 2014.

MOHAN, N.; UNDELAND, T. M.; ROBBINS, W. P. Power Electronics: Converters, Applications and Design. 3. ed. New York: John Wiley & Sons, 2002.

RASHID, M. H. Power Electronics: Circuits, Devices, and Applications. 2. ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1993.

TURNER, L. W. Eletrônica Aplicada, 3. ed. São Paulo: Hemus, 2000.