DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DAS COMPUTAÇÃO Disciplina: Sistemas Elétricos de Potência I Código: 30-395 Carga Horária: 80h Créditos: 04 Pré-requisitos: 30-382
EMENTA Sistema elétrico de potência trifásico. Modelagem e comportamento elétrico dos componentes do sistema. Conceito e cálculo de grandezas por unidade (pu). Matrizes de rede. Fluxo de carga. Análise em regime permanente.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver habilidades para compreensão dos conceitos de operação e análise de sistemas elétricos de potência em regime permanente, a fim de que os alunos desenvolvam competências fundamentais que os tornem se capazes de modelar seus componentes e analisar seu comportamento através de métodos de fluxo de potência e recursos computacionais. Buscando-se atender estas competências, algumas habilidades específicas devem ser adquiridas pelo acadêmico: - Conhecer a estrutura física e organizacional do Sistema Elétrico de Potência Brasileiro; - Entender dos conceitos de operação de sistemas elétricos de potência em regime permanente; - Identificar os modelos que representam os componentes do sistema elétrico de potência; - Compreender os métodos de solução de fluxo de potência; - Simular e analisar o comportamento dos sistemas elétricos de potência utilizando recursos computacionais.
CONTEÚDOS CURRICULARES
UNIDADE DE ENSINO 01 – ESTRUTURA E OPERAÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO Desenvolver conceitos sobre a estrutura e operação do sistema elétrico brasileiro.
UNIDADE DE ENSINO 02 – SISTEMAS TRIFÁSICOS, TIPOS DE LIGAÇÃO, POTÊNCIA TRIFÁSICA E DIAGRAMA FASORIAL Trabalhar com os conceitos de sistemas trifásicos, seus tipos de ligação, cálculos de potência trifásica e diagrama fasorial.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 01 e 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – VALORES PERCENTUAIS POR UNIDADE Trabalhar com os conceitos de percentuais por unidade.
UNIDADE DE ENSINO 04 – Representação e modelagem dos componentes do sistema elétrico em regime permanente. Desenvolver noções de representação e modelagem de sistemas elétricos de potência em regime permanente.
Atividade Prática: Simulações computacionais sobre o sistema elétrico de potência, utilizando a modelagem dos componentes.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 03 e 04.
UNIDADE DE ENSINO 05 – MATRIZ DE IMPEDÂNCIA E ADMITÂNCIA DE LINHAS DE TRANSMISSÃO Desenvolver conceito de matriz de impedância e admitância de linhas de transmissão.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.
UNIDADE DE ENSINO 06 – FORMULAÇÃO BÁSICA DO PROBLEMA DE FLUXO DE CARGA Desenvolver a noção de formulação básica do problema de fluxo de carga.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06.
UNIDADE DE ENSINO 07 – ANÁLISE DA OPERAÇÃO EM REGIME PERMANENTE Trabalhar com análise da operação do sistema elétrico de potência em regime permanente.
Atividade Prática: Simulações computacionais abordado o fluxo de potência em sistema elétrico.
UNIDADE DE ENSINO 08 – INTRODUÇÃO ÀS COMPONENTES SIMÉTRICAS Desenvolver os conceitos de componentes simétricas.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 08.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, resolução de problemas, lista de exercícios, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas e estudos de caso.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA OLIVEIRA, C. C. B. de et al. Introdução a sistemas elétricos de potência: componentes simétricas. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2014. MONTICELLI, A.; GARCIA, A. Introdução a sistemas de energia elétrica. 2. ed. São Paulo: Unicamp, 2013. ZANETTA JR., L. C. Fundamentos de sistemas elétricos de potência. São Paulo: Livraria da Física, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GLOVER, J. D., SARMA, M. S., OVERBYE, T. J., Power System Analysis And Design, 5. ed. Stanford: Cengage Learning, 2012. GOMEZ-ESPÓSITO, A.; CONEJO, A. J.; CAÑIZARES, C. Sistemas de energia elétrica: análise e operação. Rio de Janeiro: LTC, 2011. KAGAN, N.; OLIVEIRA, C. C. B. de; ROBBA, E. J. Introdução aos sistemas de distribuição de energia elétrica. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. MAMEDE FILHO, J.; MAMEDE, D. R. Proteção de Sistemas Elétricos de Potência. LTC, 2011. E-BOOK PINTO, M. de O. Energia elétrica: geração, transmissão e sistemas interligados. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
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