Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Eletrônica II

Código: 30-386

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02 

Pré-Requisitos: 30-383

 

EMENTA

Amplificadores operacionais. Características e parâmetros. Aplicações de ampops. Introdução a filtros ativos.

 

OBJETIVOS

A disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades para compreender, analisar e projetar circuitos eletrônicos com amplificadores operacionais, para a concepção de circuitos de instrumentação, circuitos não lineares, controladores e filtros ativos, a fim de capacitar o egresso para resolver problemas de aplicação na área de eletrônica analógica. 

 Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos:

- Entender o funcionamento e fundamentos básicos de um amplificador operacional, seus modos de operação, configurações e sua aplicação em filtros ativos;

- Compreender e aplicar as configurações operacionais dos amplificadores para projetar circuitos eletrônicos;

- Interpretar problemas teóricos e aplicados com o auxílio de ferramentas computacionais para validação dos conteúdos abordados, visando a solução de problemas reais, prático-aplicados, experimentais e teóricos com as devidas análises e discussão dos dados;

- Desenvolver atividades acadêmicas por meio de atividades disciplinares, fortalecendo o desenvolvimento de projetos e trabalho em equipe como forma de conceber soluções tecnológicas de engenharia.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

Esta unidade visa estudar conceitos fundamentais sobre o amplificador operacional (AOP), apresentando suas idealidades e características, sendo elas: conceitos de tensão de offset, ganho de tensão, alimentação, modos de operação do AOP, conceito de curto-circuito virtual e terra virtual, curvas de resposta, slew-rate, saturação, frequência de corte e taxa de atenuação, rise-time, overshoot, razão de rejeição de modo comum.

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – CIRCUITOS COM AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

Esta unidade visa analisar o amplificador inversor, não-inversor, seguidor de tensão, somador, subtrator, diferenciador, de instrumentação, associação de estágios em cascata, bem como aplicações aliadas à prática de projetos em laboratório.

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  02.

UNIDADE DE ENSINO 03 – FILTROS ATIVOS

Esta unidade visa trabalhar os conceitos relacionados a teoria e projeto de filtros ativos utilizando amplificadores operacionais.

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software e prática em laboratório.

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  03.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas serão direcionadas em laboratório e softwares de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 10h, com pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados na área de eletrônica analógica. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDE’s (20% da nota). 

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MALVINO, A. P. Eletrônica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2009. v. 2.

PERTENCE JR., A. Amplificadores operacionais e filtros ativos. 7. ed. rev. e amp. São Paulo: Bookman, 2012.

RAZAVI, B. Fundamentos de microeletrônica. Rio de Janeiro: LTC, 2013. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALBUQUERQUE, R. O.; SEABRA, A. C. Utilizando eletrônica com AO, SCR, TRIAC, UJT, PUT, CI 555, LDR, LED, IGBT e FET de potência. 2. ed. São Paulo: Érica, 2013. 

BOYLESTAD, R. L. Dispositivos eletrônicos e teoria dos circuitos. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

CAPUANO, F. G. Laboratório de eletricidade e eletrônica. 24. ed. São Paulo: Érica, 2014.

CIPELLI, A. M. V. ; MARKUS, O.; SANDRINI, W. J. Teoria e desenvolvimento de projetos de circuitos eletrônicos. 23. ed. São Paulo: Érica, 2014.

SEDRA, A. S., SMITH, K. C. Microeletrônica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

MARKUS, O. Ensino modular: sistemas analógicos: circuitos com diodos e transistores. 8. ed. São Paulo: Érica, 2013.