DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Eletrônica II Código: 30-386 Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h) Créditos: 02 Pré-Requisitos: 30-383
EMENTA Amplificadores operacionais. Características e parâmetros. Aplicações de ampops. Introdução a filtros ativos.
OBJETIVOS A disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades para compreender, analisar e projetar circuitos eletrônicos com amplificadores operacionais, para a concepção de circuitos de instrumentação, circuitos não lineares, controladores e filtros ativos, a fim de capacitar o egresso para resolver problemas de aplicação na área de eletrônica analógica. Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos: - Entender o funcionamento e fundamentos básicos de um amplificador operacional, seus modos de operação, configurações e sua aplicação em filtros ativos; - Compreender e aplicar as configurações operacionais dos amplificadores para projetar circuitos eletrônicos; - Interpretar problemas teóricos e aplicados com o auxílio de ferramentas computacionais para validação dos conteúdos abordados, visando a solução de problemas reais, prático-aplicados, experimentais e teóricos com as devidas análises e discussão dos dados; - Desenvolver atividades acadêmicas por meio de atividades disciplinares, fortalecendo o desenvolvimento de projetos e trabalho em equipe como forma de conceber soluções tecnológicas de engenharia.
CONTEÚDOS CURRICULARES
UNIDADE DE ENSINO 01 – AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Esta unidade visa estudar conceitos fundamentais sobre o amplificador operacional (AOP), apresentando suas idealidades e características, sendo elas: conceitos de tensão de offset, ganho de tensão, alimentação, modos de operação do AOP, conceito de curto-circuito virtual e terra virtual, curvas de resposta, slew-rate, saturação, frequência de corte e taxa de atenuação, rise-time, overshoot, razão de rejeição de modo comum. Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados. TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – CIRCUITOS COM AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Esta unidade visa analisar o amplificador inversor, não-inversor, seguidor de tensão, somador, subtrator, diferenciador, de instrumentação, associação de estágios em cascata, bem como aplicações aliadas à prática de projetos em laboratório. Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados. TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02. UNIDADE DE ENSINO 03 – FILTROS ATIVOS Esta unidade visa trabalhar os conceitos relacionados a teoria e projeto de filtros ativos utilizando amplificadores operacionais. Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software e prática em laboratório. TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas serão direcionadas em laboratório e softwares de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 10h, com pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados na área de eletrônica analógica. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDE’s (20% da nota). As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA MALVINO, A. P. Eletrônica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2009. v. 2. PERTENCE JR., A. Amplificadores operacionais e filtros ativos. 7. ed. rev. e amp. São Paulo: Bookman, 2012. RAZAVI, B. Fundamentos de microeletrônica. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALBUQUERQUE, R. O.; SEABRA, A. C. Utilizando eletrônica com AO, SCR, TRIAC, UJT, PUT, CI 555, LDR, LED, IGBT e FET de potência. 2. ed. São Paulo: Érica, 2013. BOYLESTAD, R. L. Dispositivos eletrônicos e teoria dos circuitos. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013. CAPUANO, F. G. Laboratório de eletricidade e eletrônica. 24. ed. São Paulo: Érica, 2014. CIPELLI, A. M. V. ; MARKUS, O.; SANDRINI, W. J. Teoria e desenvolvimento de projetos de circuitos eletrônicos. 23. ed. São Paulo: Érica, 2014. SEDRA, A. S., SMITH, K. C. Microeletrônica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013. MARKUS, O. Ensino modular: sistemas analógicos: circuitos com diodos e transistores. 8. ed. São Paulo: Érica, 2013.
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