DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Circuitos Elétricos C Código: 30-385 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Créditos: 02 Pré-Requisitos: 30-382
EMENTA Análise de circuitos no domínio do tempo RC, RL e RLC. Análise de circuitos no domínio da frequência.
OBJETIVOS A disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades para compreender o comportamento de circuitos ressonantes no domínio do tempo e da frequência, empregando os diferentes métodos e teoremas de análise em circuitos RL, RL e RLC. Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos: - Compreender e aplicar teoremas e métodos para analisar circuitos elétricos no domínio do tempo e da frequência; - Resolver problemas teóricos e aplicados a partir de exercícios de fixação, simulação computacional e experimentos em laboratório com as devidas análises e discussão dos dados; - Aplicar conceitos de Engenharia para validação dos conteúdos abordados.
CONTEÚDOS CURRICULARES
UNIDADE DE ENSINO 01 – RESPOSTA DE CIRCUITOS RC Esta unidade visa analisar chaveamento sequencial, resposta natural e a resposta um degrau de circuitos RC.
Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – RESPOSTA DE CIRCUITOS RL Esta unidade visa analisar chaveamento sequencial, resposta natural e a resposta um degrau de circuitos RL.
Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – ANÁLISE DE CIRCUITOS RLC Esta unidade visa analisar a resposta natural e a resposta um degrau de circuitos RLC em paralelo e em série.
Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – ANÁLISE DE CIRCUITOS NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA Esta unidade visa trabalhar com a aplicação da Transformada de Laplace na análise de circuitos elétricos.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas serão direcionadas em laboratório e softwares de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 10h, envolvendo pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de circuitos elétricos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDE’s (20% da nota). As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALBUQUERQUE, R. O. Análise de circuitos em corrente alternada. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014. BURIAN JR., Y.; LYRA, A. C. C. Circuitos Elétricos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013. IRWIN, J. D. Análise de Circuitos em engenharia. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BOYLESTAD, R. L. Introdução à análise de circuitos. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013. HAYT, W. H. Análise de circuitos em engenharia. 7. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. JOHNSON, J. R. Fundamentos de análise de circuitos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada: teoria e exercícios. 9. ed. rev. São Paulo: Érica, 2013. NILSSON, J. W.; RIEDEL, S. A. Circuitos Elétricos. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.
|