Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Circuitos Elétricos C

Código: 30-385

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-382

 

EMENTA

Análise de circuitos no domínio do tempo RC, RL e RLC. Análise de circuitos no domínio da frequência.

 

OBJETIVOS

A disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades para compreender o comportamento de circuitos ressonantes no domínio do tempo e da frequência, empregando os diferentes métodos e teoremas de análise em circuitos RL, RL e RLC.

Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos:

- Compreender e aplicar teoremas e métodos para analisar circuitos elétricos no domínio do tempo e da frequência;

- Resolver problemas teóricos e aplicados a partir de exercícios de fixação, simulação computacional e experimentos em laboratório com as devidas análises e discussão dos dados;

- Aplicar conceitos de Engenharia para validação dos conteúdos abordados.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – RESPOSTA DE CIRCUITOS RC

Esta unidade visa analisar chaveamento sequencial, resposta natural e a resposta um degrau de circuitos RC.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

 

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – RESPOSTA DE CIRCUITOS RL

Esta unidade visa analisar chaveamento sequencial, resposta natural e a resposta um degrau de circuitos RL.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – ANÁLISE DE CIRCUITOS RLC

Esta unidade visa analisar a resposta natural e a resposta um degrau de circuitos RLC em paralelo e em série.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – ANÁLISE DE CIRCUITOS NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA

Esta unidade visa trabalhar com a aplicação da Transformada de Laplace na análise de circuitos elétricos.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas serão direcionadas em laboratório e softwares de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 10h, envolvendo pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de circuitos elétricos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDE’s (20% da nota). 

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALBUQUERQUE, R. O. Análise de circuitos em corrente alternada. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014.

BURIAN JR., Y.; LYRA, A. C. C. Circuitos Elétricos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

IRWIN, J. D. Análise de Circuitos em engenharia. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOYLESTAD, R. L. Introdução à análise de circuitos. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

HAYT, W. H. Análise de circuitos em engenharia. 7. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

JOHNSON, J. R. Fundamentos de análise de circuitos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada: teoria e exercícios. 9. ed. rev. São Paulo: Érica, 2013.

NILSSON, J. W.; RIEDEL, S. A. Circuitos Elétricos. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.