Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Eletrônica I

Código: 30-383

Carga Horária: 80h (Teórica: 50h) (Prática: 30h)

Créditos: 04

Pré-Requisitos: 30-378

 

EMENTA

Física do semicondutor. Diodo. Retificadores. Transistores bipolar de junção. Transistores de efeito de campo. Análise de pequenos sinais para amplificadores. 

 

OBJETIVOS

A disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades para compreender, analisar e projetar circuitos eletrônicos analógicos em corrente contínua, a fim de capacitar o egresso para resolver problemas de aplicação na área de eletrônica analógica. Adotar perspectivas multidisciplinares em atividades teóricas e práticas para analisar problemas de Engenharia.

Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos:

- Analisar e compreender os fenômenos físicos do semicondutor para  analisar e projetar circuitos eletrônicos utilizando diodos, transistores bipolares e unipolares, bem como dispositivos de potência e análise de pequenos sinais;

- Resolver problemas teóricos e aplicados aos conteúdos a partir de pesquisa bibliográfica, exercícios de fixação, simulação computacional e experimentos em laboratório com as devidas análises e discussão dos dados;

- Compreender de maneira ampla e sistêmica questões de Engenharia com o auxílio de ferramentas computacionais para validação dos resultados teóricos e experimentais.

 

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – SEMICONDUTORES

Esta unidade visa estudar materiais semicondutores utilizados na indústria eletrônica.

 

Atividade Prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – DIODO

Esta unidade visa trabalhar com os conceitos relacionados a teoria dos diodos, aplicação, polarização, curva e regiões.

 

Atividade Prática: Realização de atividade prática em laboratório e exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da a Unidade de Ensino  02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – RETIFICADORES

Esta unidade visa definir as principais configurações de circuitos retificadores com diodos e formas de onda, projetos de fontes.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da a Unidade de Ensino  03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – TRANSISTORES BIPOLARES DE JUNÇÃO

Esta unidade visa definir as principais regiões, configurações e aplicações dos transistores de junção bipolar.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da  Unidade de Ensino  04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – TRANSISTORES DE EFEITO DE CAMPO

Esta unidade visa definir as principais regiões, configurações e aplicações dos transistores de efeito de campo.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 - ANÁLISE DE PEQUENOS SINAIS 

Esta unidade visa trabalhar com os conceitos relacionados a análise de pequenos sinais para amplificadores, utilizando TBJ na modelagem CA, permitindo a compreensão de circuitos amplificadores com conexão em cascata e Darlington.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06.

 

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas será direcionadas em laboratório e softwares de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 20h, com pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados na área de eletrônica analógica. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDE’s (20% da nota).

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOYLESTAD, R. L. Dispositivos eletrônicos e teoria dos circuitos. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

MALVINO, A. P., BATES, D. J. Eletrônica. 7. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2011. v. 1.

SEDRA, A. S., SMITH, K. C. Microeletrônica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALBUQUERQUE, R. O.; SEABRA, A. C. Utilizando eletrônica com AO, SCR, TRIAC, UJT, PUT, CI 555, LDR, LED, IGBT e FET de potência. 2. ed. São Paulo: Érica, 2013. 

CIPELLI, A. M. V.; MARKUS, O.; SANDRINI, W. J. Teoria e desenvolvimento de projetos de circuitos eletrônicos. 23. ed. São Paulo: Érica, 2014. 

MALVINO, A. P.; BATES, D. J. Eletrônica. 7. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2011. v. 2.

MARKUS, O. Ensino modular: sistemas analógicos: circuitos com diodos e transistores. 8. ed. São Paulo: Érica, 2013.

RAZAVI, B. Fundamentos de Microeletrônica. Rio de Janeiro: LTC, 2013.